MotoGP, Aragão, TL2: Martin mais forte que Quartararo, Marquez 8º, Oliveira 15º

Por a 16 Setembro 2022 14:37

Jorge Martin (Pramac Racing) foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres do Grande Prémio de Aragão. O espanhol da Pramac Ducati, reservou todas as suas forças para os instantes finais, deixando Fabio Quartararo em segundo, a escassos 74 milésimos. O português Miguel Oliveira concluiu a sessão fora do top-10 no 15º lugar.   

O segundo treino livre começou com temperaturas mais altas, 26 graus de temperatura ambiente e 40 na pista, sol e poucas nuvens, e por esse motivo quase todos escolheram pneus mais duros. Marc Márquez começou no topo, baixando logo nas primeiras voltas os seus tempos da manhã.

Aleix Espargaró que esteve no topo a início, caiu e teve que correr para o pit-lane à procura da segunda moto – foi a segunda queda do dia do espanhol que concluiu o dia com o 13º tempo nos tempos combinados. Melhor pareciam as coisas na Honda, com Marquez a utilizar o novo braço oscilante fabricado pela Kalex terminando o dia como o oitavo mais rápido.

A 15 minutos do final da sessão, Maverick Viñales estava forte com a Aprilia e comandava na frente da Ducati de Pecco Bagnaia e da Yamaha de Fabio Quartararo. Miguel Oliveira era o melhor colocado das KTM. Sólido no top-10, mantinha a 9ª posição, com o seu colega de marca Brad Binder muito recuado, 18º na tabela de tempos e parado há muito tempo nas boxes, com a equipa a fazer os últimos acertos na RC16 para o ataque final aos tempos.

A três minutos do final da sessão, Bagnaia e Quartararo batiam-se pelo melhor tempo, sendo o francês a levar a melhor e a subir ao segundo lugar. Com o novo quadro, a M1 estava rápida no exigente Motorland e o campeão do mundo continuava em voltas rápidas para desalojar Viñales do topo. Contúdo, seria Jorge Martin a desalojar Viñales do topo. O espanhol da Pramac aproveitou os últimos instantes da sessão, quando os tempos começaram a baixar em catadupla para se impor como o mais rápido numa volta de 1m47,402 segundos. Quartararo, Johann Zarco, Enea Bastianini e Bagnaia concluiram a sessão entre os cinco primeiros, com Alex Rins a conseguir levar a Suzuki ao sexto lugar na frente de Viñales, sétimo com a Aprilia.

Nas hostes da KTM deu-se uma reviravolta no posicionamento dos dois pilotos, com Miguel Oliveira a baixar ao 15º lugar e Brad Binder a subir a 12º.  

A terceira sessão de treinos livres, decisiva para os lugares de acesso ao Q2, tem início no sábado a partir das 8h55.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x