Aleix Espargaró (Aprilia) foi o piloto mais rápido da primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio de Aragão de MotoGP.
O espanhol fez a sua melhor volta em 1:48.686 minutos, apesar de ter registado uma queda a pouco mais de 20 minutos do fim da sessão, na curva 16. Contudo, a vantagem no topo não é grande, com Francesco Bagnaia (Ducati) a ficar a apenas 12 milésimos, com Álex Rins (Suzuki) em terceiro a 89 milésimos.
Num top-10 em que cabem os seis construtores, Takaaki Nakagami (LCR Honda) terminou no quarto lugar, na semana em que foi confirmada a sua continuidade na mesma equipa em 2023. Seguiram-se mais duas Ducatis, com a Pramac de Johann Zarco em quinto e a Gresini de Enea Bastianini em sexto. Miguel Oliveira, com a KTM, foi sétimo, à frente dos dois pilotos de fábrica da Yamaha (Fabio Quartararo oitavo, Franco Morbidelli nono). Luca Marini (VR46) foi décimo.
Miguel Oliveira teve uma sessão consistente, passando a sessão praticamente inteira dentro do top-10. O português fez a sua melhor volta em 1:49.005, ficando a 319 milésimos do tempo de Aleix Espargaró. Não houve grandes time attacks dos pilotos na parte final da sessão, embora Brad Binder ainda tenha passado para o quarto lugar, com a volta do sul-africano a ser apagada por exceder limites de pista.
Um último destaque para Marc Márquez, que não figurou no top-10, mas ficou logo atrás, em 11.º. O espanhol da Honda, regressado aos Grandes Prémios após ausência por lesão, foi competitivo, ficando a apenas 37 milésimos do registo de Luca Marini. Com nomes fortes como Jack Miller e Maverick Viñales fora do top-10, talvez não seja expectável ver Márquez a conseguir o acesso direto à Q2, mas o espanhol irá certamente tentar.
A segunda sessão de treinos livres está agendada para as 13h10.