Final do dia para os pilotos de MotoGP neste arranque do Grande Prémio das Américas, terceira ronda da temporada de 2018. Neste apronto a pista já se apresentou um pouco mais limpa apesar dos ressaltos no asfalto do circuito texano continuarem a incomodar os pilotos.
A segunda sessão de treinos livres desta jornada fechou com uma surpresa mesmo já debaixo da bandeirada final. Na sua última volta rápida Andrea Iannone agarrou o primeiro lugar com o tempo de 2m04.599s. O piloto da Suzuki bateu por apenas 56 milésimos o anterior líder, Marc Márquez, que liderou grande parte de uma sessão onde não evitou a primeira queda da temporada, que surgiu na Curva 11 do traçado de Austin.
Seguiram-se os dois homens da Yamaha, Maverick Viñales e Valentino Rossi, que hoje mostraram o bom andamento e melhorias por parte da casa de Iwata. Estes dois pilotos, sempre muito consistentes, foram mesmo os últimos a entrar no segundo 4. Mais uma vez o top cinco foi fechado por Cal Crutchlow, o melhor piloto satélite em acção.
Quanto à Ducati esteve mais apagada com Jorge Lorenzo e Andrea Dovizioso a ficarem na sétima e oitava posições, respetivamente. Nota ainda para as melhorias de Dani Pedrosa que desta vez assinou o 10º tempo, apesar de não estar a 100% em termos físicos. Entre os estreantes, desta feita, o mais forte foi Hafizh Syahrin em 16º.
No campo das desilusões temos de colocar inevitavelmente Johann Zarco e Jack Miller que foram apenas 13º e 14º, respetivamente. Desta forma estão, para já, fora do acesso directo à Q2, fase decisiva da qualificação. Outra desilusão foi a KTM que ficou com Bradley Smith e Pol Espargaró no fundo da tabela de tempos, tendo atrás apenas o estreante Xavier Siméon que continua a exibir grandes dificuldades de adaptação à classe maior.
Classificação: