MotoGP: Andrea Dovizioso é o primeiro líder em domínio Ducati
Está concluída a primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio da Áustria, que está a decorrer no Red Bull Ring. Tal como seria de esperar devido às características da pista austríaca, fortes acelerações e travagens, a Ducati destacou-se das restantes marcas.
A formação de Borgo Panigale colocou três motos nas três primeiras posições, tendo Andrea Dovizioso sido o mais veloz. O vencedor no passado fim de semana em Brno rodou em 1m23.830s e bateu por 0.215s o seu colega de equipa, Jorge Lorenzo. Seguiu-se Danilo Petrucci, também ele aos comandos de uma Desmosedici GP18, mas da satélite Pramac Racing.
O melhor piloto não Ducati foi Marc Márquez, que quedou-se pelo quarto posto. Porém o homem da Honda ficou a mais de meio segundo do topo da folha de tempos. Andrea Iannone completou o top cinco, numa sessão onde a melhor Yamaha foi a do privado Johann Zarco, no nono lugar, e quase a um segundo de Andrea Dovizioso. Valentino Rossi teve um início de evento duro, pois viu-se a contas com um problema técnico na sua Yamaha M1 logo na fase inicial da sessão.
O italiano foi apenas 11º e neste momento está fora do acesso directo à Q2, fase decisiva da qualificação. Não seria nada demais até porque estamos no arranque do fim de semana, mas a verdade é que é esperada chuva ainda hoje e amanhã o que pode vir a complicar e muito as coisas para o lado de ‘II Dottore’.
Nota ainda para Takaaki Nakagami, melhor estreante em 16º, enquanto o único piloto da KTM em prova, Bradley Smith, não foi além do 15º posto.
Classificação: