MotoGP, Alterada regra de resultados de corridas que terminam em bandeira vermelha
A Comissão de Grandes Prémios, composta por Carmelo Ezpeleta (Dorna), Paul Duparc (FIM), Hervé Poncharal (IRTA) e Biense Bierma (MSMA), reuniu-se este mês para tomar uma decisão relativa às regras dos resultados que corridas que terminam em situação de bandeira vermelha.
Anteriormente, se uma corrida fosse terminada com bandeira vermelha e saísse o resultado final, o resultado sairia da volta em que todos os pilotos tivessem cruzado a linha de meta pela última vez. Se um ou vários pilotos estivessem meia volta ou mais atrás do líder, isto causaria a classificação a ser decidida com base na volta anterior, mesmo quando o líder da corrida e a maioria do pelotão já tinham completado a volta seguinte. Ou seja, nestes casos, alterações de posição ou quedas na volta final do líder de corrida não eram consideradas.
Com efeito imediato, o resultado de uma corrida que termine em bandeira vermelha vai ser tirado da última vez que o líder da corrida cruze a linha de meta antes de surgir a bandeira vermelha. Todos os pilotos que cruzarem a linha de meta na mesma volta do líder vão ser classificados nessa ordem, numa classificação parcial. Os pilotos que não cruzarem a meta na mesma volta do líder antes da bandeira vermelha vão ser classificados com base na ordem em que estavam quando cruzaram a linha de meta na volta anterior. Estas duas classificações parciais vão-se juntar para formar a classificação final.