MotoGP, Algarve, Corrida: Bagnaia vence corrida encurtada por queda de Oliveira e Lecuona
Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) venceu o GP do Algarve, 17ª ronda do MotoGP e segunda passagem pelo Autódromo Internacional do Algarve em 2021. No final da corrida que foi encurtada pela queda de Miguel Oliveira, Bagnaia vingou-se da queda sofrida quase no final da ronda anterior, em Misano, onde perdeu a oportunidade de lutar ainda pelo título mundial.
Joan Mir (Team Suzuki Ecstar) terminou na segunda posição, a mais de 2.6s do vencedor, e Jack Miller (Ducati Lenovo Team) fechou os três lugares do pódio.
Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP), o campeão de MotoGP de 2021, sofreu o primeiro abandono da época, numa altura em que tinha subido ao sexto posto a 5 voltas do fim da corrida.
Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing) voltou a ter uma queda nos instantes finais e a corrida foi interrompida. Iker Lecuona também esteve envolvido no acidente.
Corrida acaba mais cedo, devido a queda de Miguel Oliveira e Lecuona ?
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) November 7, 2021
Que tenha sido apenas um susto. Boa recuperação, Miguel!@_moliveira88 #sporttvportugal #MotoGP #Motorcycle #Racing #Motosport #AlgarveGP #MOTOGPnaSPORTTV #Turma88 pic.twitter.com/M6iLKnlL4k
Filme da corrida:
Francesco Bagnaia não teve a melhor partida e perdeu a posição para Jack Miller (Ducati Lenovo Team), mas ainda nos primeiros metros da corrida, conseguiu recuperar a liderança da corrida, enquanto Miller perdeu o segundo posto para Joan Mir. Jorge Martin (Pramac Racing Ducati) e Alex Marquez fechavam os 5 primeiros.
Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing), que tinha largado do 17º lugar da grelha, subiu ao 12º posto ainda na primeira volta e a meio da segunda era já 10º classificado.
Na terceira volta, os dois primeiros classificados começaram a “cavar” terreno para Miller, que tinha companhia e todos prontos para assumir a sua posição.
Na volta 7,Iker Lecuona (Tech 3 KTM Factory Racing), que era o 8º classificado, saiu muito largo na curva 1 e perdeu várias posições, fazendo subir Oliveira ao nono posto, com Pol Espargaró (Repsol Honda Team) à sua frente. Na frente continuava tudo igual, mas Bagnaia era o piloto mais rápido em pista e era difícil a Mir continuar a perseguir de perto o líder.
Com 10 das 25 voltas da corrida cumpridas, Bagnaia tinha mais de 0.8s de vantagem para Mir, que tinha quase a mesma vantagem para o australiano Miller. Miguel Oliveira perdeu nessa altura, a posição para Alex Rins.
Duas voltas depois, Miller foi ultrapassado por Alex Marquez e não conseguiu manter-se junto do espanhol. O seu colega de equipa, Bagnaia, tinha já mais de 1.5s para Mir e parecia ter a corrida controlada… mas também parecia em Misano, na ronda anterior ao GP do Algarve.
Jack Miller, depois da corrida chegar à 17ª volta, estava mais perto de Alex Marquez e podia ainda alcançar posições de pódio. Mais atrás, o já campeão do mundo de MotoGP, Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) pressionava cada vez mais o sexto classificado, Johann Zarco (Pramac Racing Ducati). “El Diablo” conseguiu mesmo a ultrapassagem na volta 18 e subiu para sexto. Tinha Jorge Martin na sua frente.
Miller conseguiu ultrapassar Marquez, mas na travagem da curva seguinte à manobra, cedeu a posição ao espanhol. Era uma luta que parecia poder animar a fase final da corrida.
Também a luta pela quinta posição, entre Martin, Zarco e Quartararo, animou à entrada das últimas voltas da prova. Zarco ultrapassou Martin e Quartararo aproveitou. Poucas curvas depois desta manobra, Quartararo perdeu o controlo da Yamaha e caiu, o seu primeiro abandono numa prova no ano do campeão de 2021
Enea Bastianini (Avintia Esponsorama Ducati) tinha ultrapassado Oliveira, quando Lecuona e o português envolveram-se num acidente, que para além de ter encurtado a corrida, levou a que o português fosse levado de maca. A direção de corrida informou pouco depois, que ambos os pilotos estavam conscientes e foi visível na transmissão televisiva, Oliveira de pé. Um bom sinal para o piloto.
Miller conseguiu roubar o terceiro posto a Marquez e subiu ao pódio junto do seu colega de equipa e de Mir. Ducati venceu a competição dedicada aos construtores e Zarco venceu a competição para pilotos independentes.
3morphine