Alex Márquez conquistou a sua primeira vitória na MotoGP no GP da Espanha em Jerez! A oportunidade única surgiu na corrida caseira.
Na corrida de MotoGP em Jerez, o vencedor foi mais uma vez Márquez – mas desta vez não Marc, mas Alex! O mais novo dos dois irmãos Márquez conquistou a sua primeira vitória na MotoGP e assumiu a liderança do Campeonato do Mundo do seu irmão – tudo isso na sua corrida caseira.
– “Agora entendo até certo ponto o que aconteceu, mas no Parque Fechado, no pódio, foi uma mistura de muitas emoções. Estou super feliz e satisfeito. Se me perguntassem onde gostaria de vencer a minha primeira corrida de MotoGP, eu teria dito Jerez. Consegui a minha primeira vitória na Moto2 aqui, foi algo muito especial para mim. Mas a MotoGP está num nível totalmente diferente. Os espectadores ficam completamente loucos nas curvas 9 e 10.” Disse o espanhol radiante.

“Fiz a corrida perfeita, com o humor perfeito. Quando vi que o Marc estava atrás, pensei: Alex, hoje é o teu dia, não podes perder a oportunidade. Fiz as minhas ultrapassagens no momento certo, encontrei o meu ritmo e tentei controlar a diferença para o Fábio.”
Na volta 11, Márquez ultrapassou Fabio Quartararo na Curva 1. “Tive a oportunidade e aproveitei. Naquele momento, estava praticamente no limite com o pneu dianteiro, então ficou claro que eu tinha que aproveitar a oportunidade. Daí em diante, foi só uma questão de me defender do piloto da Yamaha, deixá-lo para trás – e não cometer nenhum erro. Perdi um pouco a concentração no final porque estava a pensar demasiado: O que é que a equipa está a pensar agora? O público? Então eu disse a mim mesmo: Alex, encontra o teu ritmo, coloca pressão e controla a corrida. Então tentei travar bem, nada de loucuras, mas fazer tudo certo e não perder a concentração.”

No início da corrida Alex Márquez quase caiu e perdeu lugares. O que estava a acontecer?
“Tive contato com o Marc na primeira volta e na primeira curva. Travei e tentei ultrapassá-lo por dentro, mas não tinha a certeza do que estava a acontecer com o meu pneu dianteiro. Vi uma lacuna entre Marc e Pecco. Não perdi muito tempo, apenas perdi uma posição para o Maverick nessa altura.”
Imagens: Red Bull Content Pool