MotoGP, Alemanha, Corrida: Martin vence corrida discutida no photo-finish com Bagnaia

Por a 18 Junho 2023 14:03

Numa corrida de nervos entre Ducatis, Jorge Martin (Pramac Racing) conseguiu provar que está mais forte que Pecco Bagnaia (Ducati Lenovo), cruzando a linha de meta com meia roda de vantagem sobre o italiano. Marc Márquez nem sequer chegou a alinhar e Miguel Oliveira entregou-se a um corrida de sacrifício (ombro ainda lesionado) para terminar num brilhante 10º lugar o Grande Prémio da Alemanha de MotoGP.

Com o autor da pole Pecco Bagnaia (Lenovo Ducati) a dividir a primeira linha da grelha de partida com Luca Marini (Mooney VR46  Ducati) e Jack Miller (Red Bull KTM), a corrida principal do GP da Alemanha , 7ª ronda do mundial de MotoGP de três Grandes Prémios consecutivos, tudo se alinhava para mais uma corrida de fortes emoções, mas ainda com várias questões em aberto.

Num circuito onde o italiano campeão do mundo e líder do mundial referiu não ser dos seus preferidos, seria Bagnaia capaz de conter a forte concorrência, vinda nomeadamente do ‘pelotão’ Ducati? Seria Jorge Martin, vencedor da Sprint no sábado iria repetir a dose? E Marc Marquez…? Depois de cinco quedas – a última das quais no warm-up da manhã – seria o oito vezes campeão mundial retirou-se da corrida devido a várias mazelas e uma suspeita de fractura, anunciou a Honda. E o outo ‘l’enfant terrible’, Fabio Quartararo?… vencedor o ano passado no circuito alemão mas com multiplos problemas de falta de competitivade na sua Yamaha está em sérias dificuladades. E por último, o português Miguel Oliveira que machucou uma vez mais o ombro… estaria realmente a altura de um lugar no grupo da frente?

No que respeita à escolha de pneus, a opção mais escolhida foi por um médio traseiro e duro dianteiro, face à subida de temperatura no circuito.

Filme da corrida

No arranque, Jack Miller foi para a frente na frente de Bagnaia e Marini, porém o italiano campeão mundial foi o primeiro a completar a primeira volta na frente de Martin, Marini e Miller. O australiano da KTM apanhara uma zona suja, escorregou e perdeu a posição de líder. Mais atrás Aleix Esparagaró batalhava forte com Binder pelo quinto lugar. A liderança de Baganaia não vai durar muito, com o seu colega de marca Jorge ‘Martinator’ a colocava a Ducati Pramac no topo.

A 26 voltas do total de 30 voltas Jorge Matin começa a distanciar-se e em pouco tempo ganha mais de meio segundo sobre o duo Bagnaia e Marini. A seguir vem o pelotão liderado por Binder, num grupo compacto e à frente de Johann Zarco, Jack Miller e de Marco Bezzecchi que fecha os sete primeiros. Aleix Espargaró, Alex Marquez e Fabio Quartararo fecham os dez primeiros. Miguel Oliveira ocupa o 12º lugar depois de partir na 16ª posição.  

A 22 voltas do final a Aprilia RS-GP de Viñales tem uma rotura do motor e regressa lento às boxes com muito fumo a sair do escape. Na cabeça da corrida continua Jorge Martin cumprindo o seu desejo de dominar uma corrida aos domingos, depois da vitória no Sprint de sábado. O #89 da Pramac segue a distanciar-se Bagnaia, Zarco passa Luca Marini e vai no encalce do quinto lugar do sul-africano Brad Binder. Fabio Di Giannantonio supera Quartararo e Oliveira, subindo com a Ducati da Gresini a P11. Com isso, o piloto da Charneca da Caparica baixa a 13º. A 15 voltas do final, a classificação está estabilizada e o foco está na luta pelo primeiro lugar: Bagnaia reduziu a diferença para o líder e está na cola de Jorge Martin, com duas Ducati a lutar pelo triunfo, mas o espanhol recupera depressa a vantagem. Miguel Oliveira

A 12 voltas do final, Brad Binder cai no terceiro sector e há mudanças na classificação. Martin não pode descansar na frente com Pecco cada vez mais em cima da sua roda. O italiano está forte e na 10ª volta vai para cima de Martin numa travagem e ultrapassa o espanhol. Entretanto Miguel Oliveira ultrapassa Fabio Quartararo subindo a 12º, o top 10 está cada vez mais perto do piloto luso. A 6 voltas do final a luta está ao rubro entre os dois primeiros, com Martin a recuperar a posição de líder sobre o nº1 da Ducati. Pecco vai bravo, ataca com tudo em cada travagem mas ‘Martinator’ está fortíssmo… a 9 voltas de se completar uma corrida de nervos entre os dois pilotos da marca de Bolonha.

Na entrada para a última volta Pecco toca mesmo na roda traseira de Martin e com isso perde distância para o espanhol que vence a corrida ao photofinish, por uma roda de diferença! Uma fantástica corrida como há muito não se via… Johann Zarco com a outra moto da Pramac fecha um pódio totalmente Ducati, mas a mais de 7 segundos de um duo fantástico que deliciou os fãs. As duas Mooney VR46 de Bezzecchi e Marini completam o top 5. Jack Miller termina com a KTM em sexto, atrás de 5 motos da Ducati. Não há Honda’s nos dez primeiros, com Miguel Oliveira a somar importantes pontos com o seu 10º lugar.

Resultados MotoGP Sachsenring – Grande Prémio da Alemanha:

1. Jorge Martin, Ducati, 30 voltas em 40:52.449 min

2. Pecco Bagnaia, Ducati, +0,064s

3.Johann Zarco, Ducati, +7.013

4. Marco Bezzecchi, Ducati, +8.430

5. Luca Marini, Ducati, +11.679

6. Jack Miller, KTM, +11.904

7. Alex Márquez, Ducati, +14.040

8. Enea Bastianini, Ducati, +14.859

9. Fabio Di Giannantonio, Ducati, +17.061

10. Miguel Oliveira, Aprilia, +19.648

11. Augusto Fernández, KTM, +19.997

12. Franco Morbidelli, Yamaha, +22.949

13.Fabio Quartararo, Yamaha, +25.117

14. Takaaki Nakagami, Honda, +25.327

15. Raul Fernandez, Aprilia, +25.503

16. Aleix Espargaró, Aprilia, +28.543

17. Jonas Folger, KTM, +48.962

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x