O ponto mais baixo da época de Aleix Espargaró até agora ocorreu em Barcelona, onde o espanhol cometeu um erro e pensou que a corrida tinha terminado uma volta mais cedo, perdendo um segundo lugar e terminando em quinto. Contudo, o piloto diz que, para além desse momento, a pressão em cima de si já era bastante grande.
“Barcelona foi um fim de semana muito difícil para mim. Senti muita, muita pressão, porque toda a gente me estava a apoiar, os adeptos catalães e espanhóis. Sem o Marc, eles apoiavam-me a mim e colocavam-me como vencedor, foi um fim de semana muito exigente”, disse.
“Talvez tenha estado demasiado focado e demasiado sério durante o fim de semana. Disse depois da pole position que não gostei da qualificação. Não gostei da qualificação e fiz a pole position. Na corrida, também comecei demasiado conservador, a tentar poupar pneus para ganhar. Noutro circuito em que o Fabio me ataca na primeira curva, eu ataco outra vez e luto com ele. Mas em Barcelona, estava obcecado com a vitória, poupei o pneu e perdi a corrida. No final, o segundo lugar era o melhor que eu podia atingir”, reconheceu.
“Barcelona foi a prova que tens de relaxar um bocado, tens de desfrutar mais do momento, e eu estava demasiado focado. Por isso é que nem vi a bandeira de xadrez, porque estava demasiado focado”, explicou.