MotoGP, Aleix Espargaró (3.º): “Foi uma corrida stressante”
Aleix Espargaró teve a sua corrida mais dificultada desde a primeira volta, quando um toque com Luca Marini lhe provocou danos na asa do lado direito. O espanhol explica que foi difícil gerir tudo, mas acabou por conseguir provocar o erro de Brad Binder. O piloto da Aprilia comentou ainda o regresso do seu irmão ao paddock.
“Foi muito difícil, tive contacto com o Marini na primeira volta e parti a asa direita. Especialmente na curva 6, onde estava forte todo o fim de semana, e na curva 12, perdi muito tempo, a moto não virava e tremia muito. Era difícil manter o ritmo. Estava muito quente, e, sempre que me aproximava do Brad, tinha alarmes das temperaturas. Era difícil gerir, também tinha o Jorge a puxar atrás e foi uma corrida stressante. Ultrapassar o Brad era quase impossível, mas puxá-lo até ao limite era o meu plano e funcionou. Nas curvas lentas e nas chicanes, funcionava bem, mas, nas curvas 6 e 12, perdi muito tempo. Foi melhorando a meio da corrida, mas, no início da corrida, com o tanque cheio, foi muito difícil. Quando virava, a frente mexia muito, era difícil perceber o que se passava. Com a moto menos pesada, tornou-se um pouco mais estável, não tanto com a performance que eu esperava, mas foi ok”, disse.
“Foi claro. Lamento pelo Brad, mas é uma regra das corridas. Sabia que ele ia ter dificuldades com o pneu que tinha, ele estava a deslizar por todo o lado a tentar fechar. Ele acelerou cedo porque eu estava muito perto e cometeu o erro, eu percebi logo quando ele tocou o verde. Lamento por ele, mas é uma regra. Tivemos uma boa luta com o Brad, ele é um piloto muito talentoso. Não é fácil estar a lutar pelo pódio, acho que ele vai ser o nosso principal rival na Aprilia, o Brad e a KTM, pelo top-5 no campeonato. Hoje ganhámos nós. O Pol não queria vir, disse que ia ser muito difícil para ele. Mas insisti muito nas últimas duas semanas, disse que ele tinha de vir e falar com a imprensa, provar ao mundo que estava bem, porque todos iam ficar felizes por vê-lo. Fiquei feliz por ele, sei as dificuldades por que ele passou nestes dois meses”, referiu.