MotoGP: Adeus Pat Hennen, o primeiro americano a vencer um Grande Prémio
A triste notícia do falecimento de Pat Hennen chega diretamente dos EUA, uma semana antes do GP das Américas.
Pat Hennen , o piloto que inaugurou a era americana no campeonato do mundo em 1976, faleceu aos 71 anos. Foi o primeiro americano a triunfar na categoria rainha ao vencer o GP da Finlândia em Imatra em 1 de agosto de 1976, à frente do ídolo local Teuvo Lansivuori.
Natural de Phoenix, EUA, Pat começou a correr em pista de terra a partir de 1968. A partir de 1973 começou a ganhar tudo, até na categoria mais famosa, tanto que dois anos depois, como piloto oficial da Suzuki, veio para a Europa para disputar o Troféu Transatlântico (desafio entre americanos e britânicos) e apaixonou-se pelo velho continente.
Em 1977 Hennen conquistou um lugar na equipa Heron-Suzuki ao lado de Barry Sheene, e venceu na última ronda em Silverstone após terminar no pódio quatro vezes. Em 1978 começou como rival direto de Kenny Roberts. Havia apenas um ponto de diferença na classificação entre os dois americanos quando Pat (ao contrário de Barry e Kenny) concordou em correr no TT no mês de folga. Depois de estabelecer um novo recorde em menos de vinte minutos na Ilha de Man, infelizmente teve um acidente gravíssimo.
Desse acidente e das graves consequências sofridas, Pat, nunca se recuperou, tanto que desistiu e voltou para os Estados Unidos. Pat está legitimamente no Hall da Fama do MotoGP.
As nossas condolências para a família.
- Tweet
-
- Pin It