MotoGP: A resposta da Liberty Media à investigação da UE
A Liberty Media emitiu uma declaração em resposta ao facto de a União Europeia ter iniciado uma investigação sobre a sua proposta de compra do MotoGP.
A Comissão Europeia – o braço executivo do bloco – abriu uma investigação de Fase II sobre a proposta de aquisição da Dorna Sports pela Liberty Media, que colocaria a F1 e o MotoGP sob a mesma alçada.
A UE considera que esta medida pode prejudicar a livre concorrência no que respeita aos direitos de transmissão, devendo a decisão final ser tomada até 14 de maio de 2025, após 90 dias úteis.
Em resposta à abertura da investigação, a Liberty Media, que comprou a F1 antes da época de 2017, divulgou a seguinte declaração:
“A Liberty Media recebeu hoje uma notificação da Comissão Europeia para dar início a uma investigação de Fase II sobre a sua anunciada aquisição do MotoGP”, pode ler-se.
“Estamos confiantes de que esta transação irá beneficiar o negócio, os fãs, os espectadores e a indústria do motociclismo em geral do MotoGP. Os participantes no mercado reconheceram amplamente os benefícios da transação. Existe um mercado muito grande e crescente para o entretenimento audiovisual, muito para além do desporto, e esta transação irá melhorar a capacidade do MotoGP para competir neste mercado altamente competitivo.
Continuaremos a trabalhar com a Comissão Europeia à medida que esta avança na sua análise e acordámos com os vendedores uma prorrogação da data-limite até 30 de junho de 2025, a fim de ter em conta a investigação mais aprofundada. Acreditamos que a Comissão Europeia concluirá que a operação deve ser aprovada”.