MotoGP, A quarta de Bagnaia? Quem se chega à frente em Misano?
Depois de chegarmos ao final da primeira metade da época a pensar que a luta pelo título seria discutida entre Fabio Quartararo e Aleix Espargaró, eis que reemerge Francesco Bagnaia. O piloto da Ducati vem de três vitórias consecutivas e pode tornar-se o primeiro piloto de sempre da Ducati a chegar às quatro, em Misano. Já Quartararo também vem motivado, depois de uma excelente recuperação na Áustria, para chegar a segundo.
Bagnaia vai correr em casa, numa pista em que já mostrou grande velocidade e ganhou antes. Mas a Yamaha é o construtor mais bem-sucedido nesta pista e foi aqui que Quartararo se sagrou campeão no ano passado, ligando Misano para sempre à sua história. Ainda não vimos este ano um verdadeiro duelo entre Quartararo e Bagnaia, será que acontece em Misano?
Continuando a falar sobre a Yamaha, Franco Morbidelli também tem boas memórias sobre este local, já tendo ganho também anteriormente em Misano, para além de ser uma corrida caseira. Darryn Binder procurará pontos num circuito que se deve adequar à Yamaha, e depois há a questão Andrea Dovizioso.
Sendo o segundo piloto com mais arranques de sempre no MotoGP, com vitórias com duas motos diferentes e pódios com três, Dovi vai pendurar o capacete depois desta prova. A experiência na RNF não lhe correu bem, mas o italiano irá querer obter um bom resultado antes de dizer adeus.
Na Ducati, para além de Bagnaia, também há motivação. Jack Miller tem redescoberto a sua forma ultimamente, tendo regressado ao pódio na Áustria, enquanto Johann Zarco quer um pouco mais do seu fim de semana. Jorge Martín quer redimir-se da queda no final da prova de Spielberg, chegando a Misano já a saber que não vai ser ele a ocupar o lugar na equipa de fábrica em 2023.
Pode dizer-se que a trajetória que levou Enea Bastianini a esse lugar começou em Misano, tendo aí as suas primeiras visitas ao pódio antes de ganhar de forma mais regular pela Gresini. Correndo em casa, e já sem a pressão do duelo particular com Martín, será interessante ver o que Bastianini pode trazer.
A dupla da VR46 costuma dar-se bem em Misano e vem de uma boa prova na Áustria. Luca Marini vem do seu melhor resultado de sempre (quarto lugar), enquanto Bezzecchi voltou a ser o melhor rookie. Bezzecchi também irá querer distanciar-se de Fabio Di Giannantonio nessa luta particular pela distinção de rookie do ano.
Seguindo para a Aprilia, a Áustria foi uma prova mais discreta para a fábrica de Noale, embora ambos os pilotos tenham pontuado. Mas os padrões de 2022 exigem resultados melhores. Aleix Espargaró também quer deixar a sua marca na luta pelo título, com Bagnaia a continuar a aproximar-se e Quartararo a afastar-se. Já Viñales conseguiu uma pole e uma vitória em Misano, tendo sido aqui que começou a aventura com a Aprilia.
A KTM continua a tentar progredir, chegando motivada depois de mais uma corrida heroica de Brad Binder na Áustria. O sul-africano, que ainda só tem um abandono esta época, chegou ao sétimo lugar e continua a impressionar. Miguel Oliveira também tem estado a pontuar desde Mugello. A KTM já conseguiu uma primeira linha da grelha e um pódio em Misano, mas ambicionará um top-6 ou top-5 no domingo. Os rookies Remy Gardner e Raúl Fernández, por seu lado, olharão apenas para os lugares pontuáveis.
Na Suzuki, Joan Mir está fora por lesão, com Álex Rins a ter de assumir a liderança. A Suzuki tem tido mais dificuldades nesta última metade de época, mas terá nova oportunidade no fim de semana. O japonês Kazuki Watanabe também terá a possibilidade de testar uma moto de MotoGP, ele que foi terceiro nas 8 Horas de Suzuka.
Já a Honda continua com dificuldades, mas teve notícias positivas relacionadas com Marc Márquez, que se aproxima do regresso à competição. Takaaki Nakagami pode aproximar-se ainda mais do espanhol se continuar a pontuar, enquanto Pol Espargaró está apenas a três pontos do japonês no campeonato. O número 44 foi ao pódio em Misano em 2021, logo atrás de Marc Márquez. Álex Márquez quererá também um bom resultado antes de Aragão, onde conseguiu um pódio como rookie no MotoGP.
São estas as histórias que rodeiam o Grande Prémio de São Marino, que decorre já no próximo fim de semana. A grande atração do mesmo, a corrida de MotoGP, está agendada para as 13 horas de domingo.