A terceira ronda do campeonato do mundo de 2022 viu o MotoGP regressar a Termas de Rio Hondo para um Grande Prémio da Argentina que não se disputava há três anos. O regresso à pista sul-americana viu a primeira vitória de um homem que a procurava há muito.
Aleix Espargaró (Aprilia) também conseguiu a pole position nesse fim de semana (apenas a terceira da sua carreira), numa prova que não teve ação à sexta-feira, devido a problemas logísticos que levaram ao atraso na chegada do material.
Na corrida, Jorge Martín (Pramac) arrancou melhor do que o seu compatriota, levando Espargaró a persegui-lo durante a maior parte da prova. A cinco voltas do fim, o piloto da Aprilia conseguiu passar e aguentou para vencer pela primeira vez no seu Grande Prémio 200.
Martín acabou confortavelmente em segundo, com Álex Rins (Suzuki) a ser o nono piloto diferente a ir ao pódio nas primeiras três corridas, numa boa corrida para a Suzuki (Joan Mir foi quarto), que subiu ao primeiro lugar do campeonato de construtores.