Com as mudanças de regulamentos anunciadas para o MotoGP em 2027, cada piloto manifestou a sua opinião sobre aquilo que vai mudar.
Jorge Martín “Acho que vai ser interessante para os pilotos mais talentosos habituarem-se às novas motos. Com menos dispositivos, as batalhas vão ser mais fáceis. Em termos de velocidade, vamos chegar a onde estamos, mas as batalhas e o espetáculo vão ser melhores”
Francesco Bagnaia “Só me interessa voltar a ser rápido. Quero ser competitivo, compreender as novas motos e puxar como sempre para voltar a ser o mais forte”
Enea Bastianini “Vai ser bom, a potência vai ser um pouco menor. Os pilotos querem sempre mais, mas o MotoGP está num nível muito alto. É muito difícil ultrapassar e agora vai ser um pouco mais simples. A nova aerodinâmica vai chegar, vai ser completamente novo para todos e estamos curiosos”
Marc Márquez “Parece que vai ser melhor para o espetáculo, depois vamos ver se é mesmo. Mas a limitação na aerodinâmica e nos dispositivos vai dificultar a vida dos pilotos, mas pode ajudar o espetáculo”
Pedro Acosta “Não tenho uma opinião. Retirarem dispositivos pode ser melhor, mas não acredito muito. Se diminuírem, podem eliminar”
Maverick Viñales “Sem o dispositivo de altura, acho que vai ser mais técnico e vai ser bom para os pilotos com mais técnica. Agora podes acelerar a fundo e deixar a moto funcionar, mas, sem o dispositivo, tens de trabalhar muito mais na aceleração. Os pilotos com mais técnica vão chegar-se à frente”
Brad Binder “Vai ser um novo começo para toda a gente. Vai mudar completamente as motos, é entusiasmante e deve ser bom”
Fabio Quartararo “Para mim, é melhor, vai ser mais como 2019 e 2020. Vai ser importante para os construtores, especialmente para a Yamaha, trabalhar bem para estas motos. Estou confiante, mas temos desafios maiores antes de 2027”
Joan Mir “Acho que era algo que muitos pilotos pediam, menos aerodinâmica e dispositivos. Estes dois passos vão ser bons para o espetáculo”
Aleix Espargaró “Em termos de segurança, é uma melhoria. Estamos a correr nos mesmos circuitos de há 25 anos e as Moto3 de hoje são tão rápidas como as 500cc. As velocidades do MotoGP são incríveis e reduzir um pouco é bom. Não podemos mudar muito os circuitos, reduzir a performance vai ser muito melhor para a segurança”
Marco Bezzecchi “Estou curioso para ver como será guiar a moto sem os dispositivos, menos aerodinâmica e sobretudo um motor mais pequeno. Estou curioso pelo motor, os engenheiros que temos conseguem fazer motores muito pequenos, mas poderosos. Espero que seja divertido de conduzir”
Fabio Di Giannantonio “Mal posso esperar para testar estas novas motos. Vai ser interessante andar com o motor de 850cc, vai ser diferente do que usamos agora. Vamos ver como funciona a moto, quando cheguei ao MotoGP, a aerodinâmica já tinha um nível alto, reduzir vai fazer com que seja mais normal. Com menos dispositivos, espero que o espetáculo melhore e tenhamos mais batalhas”
Álex Márquez “Especialmente com o novo motor, talvez a moto seja mais lenta, mas mais fácil. Gostava que o regulamento viesse mais cedo, mas é uma boa melhoria para o futuro”
Miguel Oliveira “Gosto da ideia do GPS, de poder partilhar dados com a equipa. Sou a favor da redução da aerodinâmica, acho que vai mudar as forças que temos agora. Esperava algo diferente em relação ao motor, mas acho que o ponto comum dos construtores é o de que o MotoGP está sempre a inovar na tecnologia. Se for esse o ponto comum, há um bom futuro pela frente”
Jack Miller “Acho que a mudança é boa e inevitável. Acho que foi em 2012 que mudaram para os 1000cc, acho que o Casey foi o último nos 800. Estamos com este modelo de motos há muito tempo e a mudança é boa. Estas motos estão cada vez mais rápidas e as pistas estão mais pequenas. Abrandar um pouco no motor vai ser uma grande mudança”
Raúl Fernández “Para mim, o mais difícil é quando chegas do Moto2 e não tens nada e aqui tens tudo. Aqui há muitas coisas para perceber em termos de eletrónica e de pneus. Se for melhor para nós e pudermos desfrutar, vai ser bom”
Augusto Fernández “Vai ser bom se pudermos pensar menos enquanto conduzimos, falta-me um pouco isso desde que estou no MotoGP. Acho que é um bom passo”
Álex Rins “Gosto da ideia de diminuir os dispositivos. Quando cheguei ao MotoGP em 2017, esses itens não existiam, estou feliz por voltar a esse tempo”
Franco Morbidelli “Vai ser mais divertido de ver, vamos ver de que forma”
Johann Zarco “Do que podemos ver, talvez seja menos exigente fisicamente, os pilotos devem ter mais possibilidades de ultrapassar e lutar. Com as motos atuais, a margem de manobra é mais apertada. Estes novos regulamentos dão mais opções no estilo de pilotagem”
Takaaki Nakagami “Todos os pilotos vão ter mais oportunidades para disputar mais posições. Vai ser entusiasmante para o MotoGP”
Luca Marini “Vai ser interessante ver como é que os construtores vão reagir. Vai ser ainda mais difícil encontrar uma solução do lado aerodinâmico, tens de ser ainda mais preciso para fazer com que as asas funcionem, vão fazer uma grande diferença. O construtor que conseguir usar melhor a aerodinâmica deve ser o mais forte”