MotoGP, A despedida do Doutor: alguns dados estatísticos da carreira de Rossi

Por a 14 Novembro 2021 12:05

Valentino Rossi faz esta tarde o seu último Grande Prémio como piloto de MotoGP, em Valência, no circuito Ricardo Tormo. O site do MotoGP recorreu a Martin Raines e à página nick-harris.co.uk para recolher alguns dados estatísticos sobre a carreira do italiano. Aqui ficam alguns.

Rossi é, a par de Phil Read, o único piloto a ganhar títulos mundiais nas classes de 125, 250 e 500cc. Rossi é também o único piloto a ganhar títulos em quatro classes: 125, 250, 500 e MotoGP. Rossi também se pode orgulhar, juntamente com Giacomo Agostini, de ser o único piloto com títulos nas categorias de duas rodas e quatro rodas.

Um dado relacionado com Portugal é que foi no nosso país que Vale começou o seu recorde de pódios consecutivos, com 23. Desde o Grande Prémio de Portugal em 2002 até ao GP da África do Sul em 2004, Rossi subiu ao pódio em todas as corridas. Il Dottore também tem o recorde de pódios em todas as classes, com um total de 235.

Um dos dados que mais impressiona é o número de vezes que Valentino Rossi participou em Grandes Prémios. O de Valência vai ser o número 432. Isto quer dizer que participou em 44,4% de todos os Grandes Prémios que decorreram desde que os campeonatos começaram em 1949. Durante a sua carreira, o italiano competiu em 38 circuitos diferentes, ganhando pelo menos uma vez em 29 desses circuitos.

Esta será também provavelmente a última vez que um piloto nascido nos anos 70 vai começar uma corrida.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x