MotoGP, 2022, Portugal, TL1: Marc Márquez no topo, Miguel Oliveira 5º
Na primeira sessão de treinos livres de MotoGP no GP de Portugal, Marc Márquez (Repsol-Honda) fez o melhor tempo na pista alagada de Portimão ,que Miguel Oliveira percorreu como peixe na água quando liderou a sessão nos primeiros minutos para colocar a sua KTM na quinta posição no final.
Miguel Oliveira começou a sessão como peixe na água e em condições muito difíceis, a chover muito, com alguma neblina no AIA e com apenas 12 fraus no asfalto – com muitas poças de água – foi o primeiro a saltar para o topo da tabela de tempos.
O piloto luso que venceu o GP molhado de Mandalika em março, estabeleceu o melhor tempo com 1’53.035 e depois foi a vez de Marc Márquez baixar a melhor marca para 1’52.328. O #93 da Repsol Honda achou que tinha boas hipóteses de um resultado superior nestas condições, mas não tem um conhecimento de pista tão alargado como os seus colegas do Autódromo Internacional do Algarve, não esteve aqui em novembro de 2020 e novembro de 2021 devido a lesões.
Foi então a vez do especialista em chuva Jack Miller (Lenovo Ducati) estabelecer um novo melhor tempo (1’51,437s) antes de Marc Márquez o bater com 1m51,219s e Oliveira subir para segundo com 1m51,223s. Bagnaia estava em quarto à frente de Binder, Nakagami, Zarco, Alex Márquez, Morbidelli, Martin e Pol Espargaró. 12. Bastianini.
Então a Idemitsu LCR-Honda teve susto quando viu Taka Nakagami cair na rápida curva 9. Seguiu-se um novo tempo surpreendente do estreante da Ducati Team Mooney VR46, Marco Bezzecchi, que marcou 1’51.136, sendo assim 0,083s mais rápido que Marc Márquez.
A dez minutos do final da sessão de 45 minutos, Bezzecchi ainda estava em primeiro lugar, à frente de Márquez, Oliveira, Miller, Bagnaia e Binder. Faltando oito minutos, Jack Miller caiu inofensivamente sobre a roda dianteira na curva 8, foi o quarto.
Nos últimos três minutos, Marc Márquez melhorou com 1’51.041 min e já estava de volta à primeira posição. Pouco depois a chuva recomeçou, principalmente no primeiro setor. Luca Marini caiu na curva 8 na última volta. No entanto, os tempos viraram de cabeça para baixo novamente nos últimos minutos com uma volta canhão de Joan Mir que colocou a Suzuki no segundo lugar. Bezzechi desceu ao terceiro lugar, Zarco a quatro e Oliveira ao quinto tempo, na frente da Aprilia de Viñales.