MotoGP, 2022, Portugal, Miguel Oliveira com primeiro dia sólido à chuva
O português Miguel Oliveira (KTM) terminou o primeiro dia de treinos livres do Grande Prémio de Portugal de MotoGP no sexto lugar, resultado que lhe dá acesso provisório à última fase da qualificação, num dia marcado pela chuva que obrigou a que todas as sessões se disputassem em piso molhado.
Na primeira sessão, o luso fez o seu melhor tempo em 1:51.223 minutos, na oitava das 20 voltas que efetuou ao traçado algarvio, ficando a 557 milésimos de Marc Márquez, que foi o mais rápido da primeira sessão. Oliveira chegou a liderar, sendo depois suplantado por Márquez e por Marco Bezzecchi, antes de perder mais dois lugares nos segundos finais, para Joan Mir e para Johann Zarco.
Na segunda sessão, disputada em condições mais difíceis do que as da manhã, apenas Pol Espargaró melhorou o seu registo, fazendo com que Miguel Oliveira caísse para a sexta posição. O português fez a sua melhor volta nessa sessão em 1:52.010 minutos, a 1,393 segundos de Espargaró.
Falta saber em que condições será disputada a terceira sessão de treinos livres amanhã. Se for disputada em pista seca, é possível que todos os tempos sejam melhorados e a classificação seja bastante alterada. Se as condições se mantiverem ou piorarem, será difícil não termos Miguel Oliveira diretamente na Q2.