MotoGP, 2022, Portugal: Marc Marquez como peixe na água, Oliveira 6º
Se neva abundantemente nas terras altas de Portugal continental, mais abaixo no Algarve, a chuva tem sido o cabo dos trabalhos para uma série de pilotos, mas não para Marc M´árquez cuja Honda ‘anfíbia’, não só lhe deu a honra de ter o melhor tempo no conjunto das duas sessões, como a primazia ao colega Pol Espargaró de ser o mais rápido no TL2.
Desde o início do primeiro dia dedicado aos treinos livres, a pista de Portimão tem estado abundantemente molhada, tornando precária a tarefa dos pilotos da categoria rainha progredirem no asfalto encharcado da ‘Montanha Russa’. Na verdade, apenas três pilotos conseguiram evoluir os seus tempos nos minutos inicias da segunda sessão e com a pista menos intragável: Pol Espargaró, Andrea Dovizioso e Franco Morbidelli. O maior perdedor, foi o campeão do mundo Fabio Quartararo, apenas vigésimo no conjunto das duas sessões.
Marc Márquez quem conseguiu estabelecer o melhor tempo na primeira sessão da manhã desta sexta-feira com uma volta de 1m50,666s – mas o piloto da Honda está longe dos tempos habituais do circuito, que rondam os 1m40 / 1’41. O companheiro de equipa de Márquez também se deu bem com a água, já que ocupa o 2º lugar na tabela de tempos a 4 centésimos. Joan Mir, Marco Bezzecchi e Johann Zarco completam o top 5.
Miguel Oliveira que foi o primeiro a saltar para o topo dos tempos sob a intempérie da manhã, sendo o sexto mais rápido… promete! Por outro lado, os vencedores das últimas corridas têm tido mais dificuldade já que Enea Bastianini está na 16ª posição e Aleix Espargaró na 19ª posição, logo à frente de Quartararo.
As previsões meteorológicas não são para agradar aos pilotos uma vez que se anuncia que ainda vai chover amanhã sábado para as qualificações. Por outro lado, o sol deve retornar no domingo para a corrida. Não é fácil nestas condições encontrar a previsão certa para o pódio do Grande Prémio de Portugal.
O terceiro treino livres de MotoGP começa no sábado, a partir das 9h55 de Portugal continental.