As equipas de MotoGP estão a meio do único dia de testes de Jerez, com Johann Zarco (Pramac) na frente da tabela de tempos. O francês efetuou a sua melhor volta em 1:37.136, com Brad Binder (KTM) e Fabio Quartararo (Yamaha) a ocuparem o segundo e o terceiro lugar, respetivamente.
Do lado da Honda, já foi possível ver Marc Márquez com três motos na sua garagem, com o número 93 a correr com o pacote aerodinâmico de 2021. Por seu lado, Pol Espargaró já esteve a rodar com pneus muito usados da Michelin, depois de ter dito que precisavam de criar um contexto com o mínimo de aderência possível.
Enea Bastianini (Gresini) tem estado a usar a carenagem dianteira do GP22 da Ducati, enquanto ambos os pilotos de fábrica da KTM – Brad Binder e Miguel Oliveira – têm estado a testar várias coisas de geometria e de afinação. O vencedor do Grande Prémio de Espanha, Francesco Bagnaia, terminou o seu programa antes da hora de almoço, depois de completar 24 voltas.
A Aprilia está a trabalhar nas afinações da suspensão, eletrónica e braço oscilante, com Lorenzo Savadori a juntar-se em pista a Aleix Espargaró e a Maverick Viñales.
Destaque negativo para uma queda forte de Takaaki Nakagami (LCR Honda) na curva 1, que levou o japonês ao centro médico. Não foram reveladas fraturas, mas Nakagami queixa-se de dores no joelho esquerdo e voou para Barcelona para mais exames. Por falar em quedas, Viñales e Darryn Binder (RNF) caíram na curva 7 e Brad Binder na curva 8 (todos estes pilotos estão bem).
Top-10 da primeira metade da sessão:
- Johann Zarco (Pramac Racing) – 1:37.136
- Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) + 0.158
- Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) + 0.368
- Pol Espargaró (Repsol Honda Team) + 0.420
- Jack Miller (Ducati Lenovo Team) + 0.591
- Joan Mir (Team Suzuki Ecstar) + 0.620
- Aleix Espargaró (Aprilia Racing) + 0.638
- Álex Rins (Team Suzuki Ecstar) + 0.642
- Jorge Martín (Pramac Racing) + 0.645
- Enea Bastianini (Gresini Racing MotoGP) + 0.666