Concluídas as primeiras duas sessões de treinos livres de MotoGP em Mandalika, é a equipa de fábrica da Yamaha que termina com os dois melhores tempos do dia.
Fabio Quartararo, campeão de 2021, foi o mais rápido do dia, com 1:31.608 minutos, apenas 30 milésimos à frente do colega de equipa Franco Morbidelli. Johann Zarco, da Pramac Racing, fechou o top-3 do dia, já a 285 milésimos de Quartararo.
Jorge Martín (Pramac), autor da pole position no Qatar, foi quarto classificado, à frente do vencedor da primeira corrida do ano e líder do campeonato Enea Bastianini (Gresini), que caiu nos instantes finais da sessão, tal como Marc Márquez. Jack Miller (Ducati) foi sexto classificado, com Aleix Espargaró (Aprilia) em sétimo.
Os dois pilotos de fábrica da KTM, Brad Binder e Miguel Oliveira, foram oitavo e nono, respetivamente, sendo que o português ainda liderou boa parte da sessão, antes dos minutos finais, onde todos se focaram em fazer voltas rápidas. Ainda assim, o português fez o suficiente para concluir o dia no top-10 (a 441 milésimos de Quartararo). Álex Rins (Suzuki) fechou os dez primeiros.
Faltando ainda uma sessão de treinos livres (na qual ainda não se sabe quais vão ser as condições atmosféricas e as condições de pista), importa referir que os dez mais rápidos das três sessões de treinos livres têm acesso direto à Q2, segunda fase da qualificação para o Grande Prémio da Indonésia.
Top 10 (tempos combinados)
1. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP™) – 1:31.608
2. Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha MotoGP™) + 0.030
3. Johann Zarco (Pramac Racing) + 0.285
4. Jorge Martin (Pramac Racing) + 0.296
5. Enea Bastianini (Gresini Racing MotoGP™) + 0.313
6. Jack Miller (Ducati Lenovo Team) + 0.357
7. Aleix Espargaro (Aprilia Racing) + 0.400
8. Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) + 0.409
9. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing) + 0.441
10. Alex Rins (Team Suzuki Ecstar) + 0.498