MotoGP, 2022, Indonésia – Q2: Pole de Fabio Quartararo no ‘desastre’ da Honda, Miguel Oliveira 7º
Pela primeira vez desde o GP da Catalunha em junho do ano passado, o campeão do mundo Fabio Quartararo (Yamaha), está de volta à pole position no GP da Indonésia de 2022 em Lombok. Marc Márquez caiu duas vezes no Q1 e parte do 15º lugar, Miguel Oliveira larga amanhã da 7ª posição.
Depois do seu melhor tempo na sexta-feira, Fabio Quartararo também não desistiu de lutar e colocou a sua M1 na pole position. No entanto, não houve dupla da a Yamaha, porque Franco Morbidelli caiu no início do Q2 e depois não passou de 12º na grelha.
“É bom estar de volta à pole. Tive um bom ritmo no TL4 e depois na qualificação fiz duas voltas muito rápidas. Cometi poucos erros e isso valeu a pena no final”, disse Quartararo no final.
A primeira linha da grelha é completada pelos dois pilotos da Pramac Ducati, Jorge Martin e Johann Zarco. Atrás deles ficou Brad Binder e o líder do campeonato do mundo Enea Bastianini na Ducati Gresini. Bagnaia com a Ducati oficial completa a segunda linha da grelha de partida do Grande Prémio da Indonésia.
Miguel Oliveira averbou o sétimo tempo e lidera a terceira linha que partilha com Alex Rins e Jack Miller. O piloto luso fez o que prometera, com um desempenho consistente e rápido, podendo acalentar bons objetivos para a corrida de amanhã. Embora não tendo sido tão rápido como Binder nas KTM oficiais, é sabido que a rapidez de Oliveira pode trazer surpresas aos adversários.
Pela negativa estiveram Marc Marquez e Pol Esparagaró, que depois de serem muito rápidos na sexta-feira tiveram maus resultados. Márquez, por exemplo, caiu duas vezes no Q1 e caiu para o 15º lugar na grelha para o primeiro GP da Indonésia desde 1997, um lugar à frente do companheiro de equipa Pol Espargaró.
Com seis motos da Ducati no top 10 e as duas Yamaha nos dois primeiros lugares, a qualificação no circuito de Mandalika foi, no mínimo, uma grande surpresa.
Amanhã a corrida de MotoGP tem início às 15h00 locais, 07h00 na hora portuguesa.