Franco Morbidelli sofreu um revés nas suas aspirações para o Grande Prémio da Indonésia. O italiano, que tem o colega de equipa Fabio Quartararo na pole position, foi penalizado com três lugares na grelha de partida, devido a uma infração enquanto praticava um arranque.
Devido à sujidade do circuito, os pilotos foram autorizados a praticar um arranque no final da terceira sessão de treinos livres para ajudar a limpar a pista para a corrida de domingo. Contudo, os pilotos teriam de ocupar um lugar na grelha e esperar que o piloto à sua frente arrancasse para depois poderem ser eles a efetuar o arranque. Morbidelli não o fez e passou para a frente de Joan Mir antes de o piloto da Suzuki arrancar.
Assim sendo, Morbidelli, que se tinha qualificado em 12.º, irá partir para a corrida do 15.º lugar, com Luca Marini, Marco Bezzecchi e Marc Márquez a subirem todos uma posição em relação ao lugar onde se tinham qualificado. O italiano aceitou a penalização.
“Peço desculpa por isso. Eu não fui à reunião do comité de segurança, eles deram as instruções lá. Esta manhã, tentei o arranque, passei à frente, mudei de lugar no último instante e o Joan estava a começar e ficou perto. Peço desculpa por isso. A penalização está certa”, admitiu.