MotoGP, 2022, EUA – TL3: Fabio Quartararo no comando
Fabio Quartararo dominou o terceiro treino livre do MotoGP em Austin. Marc Márquez vai para o Q2 ao contrário de Aleix, Rins ou Martín. Miguel Oliveira continua na sombra e distante dos lugares da frente, num fim de semana negro para a KTM.
Todos os pilotos, exceto Jorge Martín, largaram com pneus macios à frente e atrás, conforme indicado pela Michelin. Os tempos começaram lentos com Enea Bastianini no comando, mas um segundo atrás do tempo de Zarco do dia anterior. Era hora de encontrar um ritmo e ver se os pneus macios aguentavam por muitas voltas.
Marc Marquez tinha dito que dedicou a sexta-feira a si mesmo, a recuperar a sua forma, e que hoje buscaria um melhor acerto com a equipa. Neste treino ele foi mais agressivo, mais fora da caixa… mais igual a si mesmo. Nakagami foi o primeiro a montar novos compostos macios e fez isso a 20 minutos do final da sessão. Pouco depois Jorge Martín caiu na curva 16 quando estava a começar uma volta rápida. Pol Espargaró ainda estava fraco e com pouca força devido a dores de estomago. Bastianini foi o primeiro a baixar o tempo de Zarco desde sexta-feira. Com um bom tempo de 2’02.420 o italiano rolava com pneu duro à frente e macio na traseira, uma combinação que parecia perfeita. Marc Marquez estava quatro décimos atrás de Enea em sua primeira tentativa e, pouco depois Joan Mir caiu na curva 11, complicando a passagem ao Q2. Durante todo este tempo, Miguel Oliveira tardou a surgir na tabela de tempos. O piloto luso passou a maior parte do tempo à procura de soluções para a sua KTM RC16, o que permitiu descolar da última posição para 19º… muito pouco!
O final da sessão parecia uma sessão de Moto3. Muitos esperavam por outros à espera de conseguir uma boleia no cone de aspiração, mas na verdade ninguém estava disposto a isso. Darryn Binder beijou o asfalto na curva 1 e surgiu uma bandeira amarela.
No final, Quartararo optou por atacar forte, isto enquanto Marc Marquez ficou preso atrás de Dovizioso numa volta rápida e depois não voltou a fazer uma volta tão boa. Zarco caiu e Quartararo fez uma grande volta para terminar em primeiro. A surpresa veio com a ‘queda’ dos três no pódio da Argentina: Aleix Espargaró, Rins e Jorge Martín vão ter que ir ao Q1. Brad Binder sofreu uma queda, completando o desaire da KTM.
Assim, passaram ao Q2 Quartararo, Bastianini, Miller, Marc Márquez, Zarco, Bagnaia, Pol, Mir, Nakagami e Marini. Ficaram de fora Aleix, Rins, Jorge Martín, Morbidelli, Álex Márquez d Raúl Fernández.
Este sábado às 19h30 (hora de Portugal continental) tem início a quarta sessão de treinos livres, seguindo-se as duas sessões de qualificação de MotoGP.
TEMPOS DO TL3