MotoGP, 2022, EUA, Q1: Martín e Rins deixam Espargaró de fora, Oliveira sai de 20.º
Jorge Martín (Pramac) e Álex Rins (Suzuki) foram os dois pilotos que conseguiram acesso à segunda fase de qualificação de MotoGP. Os dois pilotos, que, curiosamente, estiveram no pódio na semana passada, na Argentina, deixaram de fora o homem que partilhou o pódio com eles, o líder do campeonato, Aleix Espargaró (Aprilia).
Martín foi o mais rápido dos dois espanhóis, rodando em 2:02.487 minutos, mais 236 milésimos de segundo do que Rins e 435 do que Espargaró, que caiu a pouco mais de três minutos do fim da sessão e ficou sem hipóteses de poder lutar pelo acesso à Q2. Maverick Viñales seguiu-se na tabela ao seu colega de equipa da Aprilia, com Andrea Dovizioso e Marco Bezzecchi a virem a seguir.
A KTM continuou a demonstrar muitas dificuldades este fim de semana, com Brad Binder a ser o sétimo mais rápido da sessão, à frente de Fabio Di Giannantonio e de Franco Morbidelli. Miguel Oliveira foi décimo na sessão, significando que vai partir para a corrida do 20.º lugar. Atrás do português, ficaram os dois pilotos da KTM Tech3, Remy Gardner e Raúl Fernández, bem como Álex Márquez e Darryn Binder.
A Q2 vai determinar a ordem dos dez primeiros classificados para a corrida, que começa amanhã às 19 horas. Antes disso, o warm up tem início às 15h40.