MotoGP, 2022, EUA: MotoGP celebra 500 Grandes Prémios
O MotoGP arrancou em 1992, sucedendo às lendárias corridas de GP500. 30 anos mais tarde, quando a competição chega ao Circuito das Américas em Austin, no Texas, há um marco incrível a celebrar: “500 Grands Prix RacingTogether”.
A Comissão do Grandes Prémios, composta por representantes da FIM, IRTA, MSMA e Dorna, tem sido uma força motriz por detrás da criação do desporto que hoje desfrutamos. Graças à evolução nos regulamentos técnicos acordados por todas as partes, a competição seguiu em frente, procurando alcançar o maior nível de igualdade possível em MotoGP, Moto2 e Moto3.
Os acordos da Dorna Sports com promotores de eventos também continuam a impulsionar o desporto graças a parceiros em todo o mundo, com o MotoGP a visitar uma incrível variedade de pistas e fãs capazes de aguardar um fim-de-semana completo de acção em cada Grande Prémio, tanto em pista como fora dela. Esta época marca também um marco adicional para o MotoGP, com 21 Grandes Prémios no calendário, vendo o Campeonato visitar um recorde de 17 países numa só época. O futuro pode ser ainda mais brilhante à medida que novos promotores e países continuam a registar o seu interesse em trazer o campeonato de motociclismo mais rápido do mundo para as suas margens, tendo o desporto provado ser uma mais-valia económica, desportiva e cultural para todas as regiões que visita.
Na pista, um dos avanços mais vitais da era das corridas em conjunto tem sido em termos de normas de segurança, com todas as partes a trabalharem em conjunto para tornar o desporto tão seguro quanto possível. Para além disso, a cobertura televisiva e mediática de MotoGP empurra as fronteiras ano após ano, com as transmissões a atingirem agora quase meio bilião de casas. O alcance comercial do desporto também cresceu exponencialmente, com o MotoGP a gozar agora de uma presença em todos os principais mercados globais, como uma carteira cada vez maior de parcerias comerciais, o que é prova do apelo do desporto.
Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna: “Parabéns a todas as pessoas que tornaram possível alcançar este marco entre a FIM, IRTA, MSMA e Dorna. Começámos em 1992, e parece que foi ontem, mas os 500 Grandes Prémios desde então têm sido fantásticos e eu tive muita sorte em estar presente em todos eles. É um feito incrível, todos cresceram o desporto juntos. O Campeonato é agora muito, muito melhor e estamos extremamente orgulhosos de celebrar os 500 Grandes Prémios.
“A melhor realização, na minha opinião, tem sido a melhoria da segurança. Quando começámos a trabalhar com o IRTA, estávamos a tentar tornar o Campeonato mais seguro, e nunca é suficiente, mas tínhamos isso como objectivo principal. O segundo é realmente dar ao MotoGP a oportunidade de se expandir em todo o mundo, o que é um feito importante. E depois, claro, nos últimos anos, com o MotoGP, Moto2 e Moto3, agora todos têm a oportunidade de correr com as mesmas condições, criando uma competição incrível em todas as classes”.
Jorge Viegas, Presidente da FIM: “A FIM está extremamente orgulhosa de celebrar 500 GPs do desporto mais excitante do mundo, e estamos especialmente orgulhosos dos nossos parceiros: Dorna, IRTA e MSMA e obviamente não esquecendo também as nossas Federações Nacionais. Conseguimos esta história de sucesso porque trabalhamos realmente juntos como uma família muito unida. Mas o importante é que continuamos a trabalhar para os pilotos, uma vez que eles continuam a ser as verdadeiras estrelas do espectáculo”!