Miguel Oliveira concluiu o seu pior fim de semana da temporada de 2022 de MotoGP no 18.º lugar, no Grande Prémio das Américas. O piloto português partia do 20.º lugar e sabia que chegar aos pontos já seria um bom resultado, mas tal acabou por não acontecer. Mas não foi pelo arranque.
O piloto da KTM arrancou bem, e, no final da primeira volta, tinha recuperado cinco lugares e subido para 15.º, último lugar que dava pontos. Marc Márquez era um dos pilotos que o luso tinha ultrapassado, com o espanhol a arrancar bastante mal. Contudo, Oliveira foi uma das várias vítimas da recuperação de Márquez. Apesar de tudo, Oliveira manteve-se na 15.ª posição durante a maior parte da prova.
Contudo, nas últimas voltas, o homem da KTM perdeu posição para três homens. Primeiro foi Luca Marini a passar pelo Falcão, com Andrea Dovizioso a seguir-se pouco depois. Franco Morbidelli também o fez, com Miguel Oliveira a terminar numa 18.ª posição que traduz bem as dificuldades que a KTM atravessou durante o fim de semana.