MotoGP, 2022, Espanha, TL3: Bagnaia passa ao Q2 no topo, Oliveira 16º

Por a 30 Abril 2022 10:01

Francesco ‘Pecco’ Bagnaia (Ducati) e Fabio Quartararo (Yamaha) foram os únicos pilotos a liderar a tabela de tempos, Marc Marquez recuperou do final do pelotão ao quarto lugar e Miguel Oliveira acaba por não evoluir com uma moto que está longe de ser competitiva no circuito andaluz.

As contas de sexta-feira fecharam com Fabio Quartararo a registar a volta mais rápida da sessão (1’37.071) na frente de Bastianini. Bagnaia, Martin e Nakagami que fecharam o top 5. Com o sexto tempo mais rápido, Brad Binder foi o mais rápido dos ‘KTM Boys’, muito à frente de Miguel Oliveira que ocupou o 15º lugar, a 9 décimos do tempo mais rápido.

Este sábado iniciou-se com Quartararo em foco no circuito de Jerez-Ángel Nieto, não só pelo seu desempenho em pista, como pela possível renovação com a Yamaha, questão para a qual ainda não foi tomada qualquer decisão pelo piloto francês campeão do mundo.

A meio da sessão de hoje Quartararo continuava a lidera a tabela de tempos com o tempo de 1’37.071. Atrás do francês não havia novidades substanciais, com Bastianini, Bagnaia e Mir na sombra do piloto da Yamaha, com Aleix Espargaró a colocar a Aprilia RS-GP na sexta posição e Binder a segurar o oitavo lugar com a KTM RC16. Muito pior estava o habitual ‘Rei de Jerez’ Marc Marquez, num modesto 16º lugar, à frente de Miguel Oliveira (17º) e do irmão Alex Marquez (18º).

Na batalha dos melhores pneus, as melhores escolhas recaiam numa combinação entre pneus novos e usados, assim como um pneu dianteiro duro e macio na roda traseira. Essa também era a escolha do ‘nosso’ Miguel Oliveira.

Mudava o líder da folha de tempos a 14 minutos do final. Pecco Bagnaia finalmente batia o tempo de Quartararo, a marcar um volta de 1’36.782 com a Desmocedici GP22 da Ducati Lenovo. Miguel Oliveira reentrava em pista e a 10 minutos do final da sessão praticamente todos estavam a trabalhar para melhorar os seus tempos. Taka Nakagami subia a segundo, Oliveira melhorava nos dois primeiros sectores mas não descolava da 17ª posição, perdendo mesmo essa posição para Andrea Dovizioso.  O português estava fora dos dez primeiros que passam à Q2, tal como Marc Marquez. A 7 minutos do final todos os mais rápidos entram no paddock para o derradeiro acerto para o ‘time attack’ final.

A 5 minutos do final Bagnaia, Quartararo, Nakagami, Mir e Bastianini  lideram a sessão. Marc Marquez sobe ao quarto lugar, Franco Morbidelli ao nono lugar, mas é tirado do top 10 por Bezzecchi e Bastianini. Miguel Oliveira desce ao 20º lugar. No último minutos Fabio Quartararo baixa nos dois primeiros sectores o melhor tempo de Bagnaia mas exagera, pisa os limites de pista e vê a sua volta cancelada. Numa última volta rápida, Miguel Oliveira consegue subir ao 16º lugar e cai Pol Esparagaró, 17º no final. Marc Marquez salva a honra da Repsol Honda com a quarta posição, mas é Pecco Baganaia o grande vencedor da sessão, na frente da Yamaha de Quartararo e da LCR Honda do japonês Nakagami. Maverick Viñales fecha com a Aprilia o top 5 na frente de Bastianini, Aleix Esparagaró e Joan Mir. Jorge Martin e Jack Miller fecham os dez primeiros, conseguindo também a passagem directa ao Q2.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x