Francesco Bagnaia (Ducati) conquistou hoje a pole position para o Grande Prémio de Espanha de MotoGP. O italiano, que bateu o recorde do circuito (rodou em 1:36.170 minutos), deixou Fabio Quartararo (Yamaha) a mais de quatro décimos e meio (453 milésimos), com Aleix Espargaró a conseguir mais uma boa qualificação pela Aprilia e a ser terceiro, ficando a 763 milésimos de Bagnaia. Quartararo falhou assim a hipótese de cinco poles consecutivas em Jerez.
Jack Miller confirmou a boa sessão da Ducati, sendo quarto classificado, embora a quase nove décimos do colega de equipa. Marc Márquez foi quinto pela Honda, à frente de Johann Zarco (Pramac Ducati). Takaaki Nakagami foi sétimo pela LCR Honda, batendo o VR46 Ducati de Marco Bezzecchi. Joan Mir terminou em nono pela Suzuki, com Jorge Martín (Pramac Ducati) no décimo lugar. Martín caiu, tal como Enea Bastianini (Gresini Ducati), que foi 11.º. Maverick Viñales (Aprilia) foi 12.º e último classificado da Q2.
A corrida de MotoGP terá início às 13 horas de amanhã, com o warm up marcado para as 8h40.
Como aconteceu?
Antes de serem concluídas as primeiras voltas rápidas, tivemos a queda de Jorge Martín na primeira curva, algo que levou a que a maioria das voltas rápidas fossem canceladas. Assim, Joan Mir era o melhor dos cinco pilotos cujas voltas tinham sido validadas, com 1:37.616 minutos. Só que depois entraram em cena Francesco Bagnaia e Fabio Quartararo, rapidamente se percebendo que a luta ia ser entre eles (vantagem sobre o terceiro Aleix Espargaró era de quatro décimos). Entretanto, as hipóteses de Joan Mir chegar à fila da frente desapareciam com a queda do espanhol.
Até que Bagnaia fez uma volta espetacular em 1:36.170 minutos, deixando Quartararo com seis décimos para recuperar até chegar à pole position. O francês melhorou a sua volta, mas só fez o suficiente para ficar a quatro décimos e foi Bagnaia a festejar.