Miguel Oliveira concluiu o primeiro dia em Jerez com o 15.º melhor tempo, no final das duas primeiras sessões de treinos livres do Grande Prémio de Espanha. Recordando que apenas os dez primeiros conseguem acesso direto à Q2, a tarefa do português afigura-se difícil para alcançar esse objetivo.
Na primeira sessão de treinos livres, o português registou a sua melhor volta na última tentativa, rodando em 1:38.991 minutos, mas apenas suficiente para ficar com o 16.º melhor tempo da sessão. Se por um lado estava a apenas 12 milésimos do top-15, estava também a quase oito décimos do líder da sessão, o espanhol Joan Mir, da Suzuki.
À tarde, com uma temperatura de pista mais quente do que aquela que se tinha verificado de manhã, Oliveira melhorou bastante o seu registo, mas não deu para melhorar muito a posição. O piloto luso rodou em 1:38.012 minutos, uma volta que o colocou momentaneamente no oitavo lugar, antes das melhorias de vários outros pilotos. Contas feitas, o Falcão terminou o dia com o 15.º melhor tempo, a 941 milésimos de segundo de Fabio Quartararo, e com Jack Miller (décimo classificado) a dois décimos e meio.
A terceira sessão de treinos livres, com início às 8h55 de amanhã, será a última oportunidade para os pilotos entrarem no top-10 da tabela combinada de tempos e acederem diretamente à Q2.