MotoGP, 2021: Viegas impulsiona MiniGP World Series

Por a 29 Janeiro 2021 13:00

A FIM acaba de lançar uma nova plataforma de Velocidade MiniGP, em parceria com a Dorna

Este é o ponto de partida que faltava no ‘Road to MotoGP’!” Jorge Viegas

A FIM e a Dorna Sports acabam de anunciar uma nova plataforma na Estrada para o MotoGP: A FIM MiniGP World Series. Unificando e normalizando as competições de MiniGP de todo o mundo sob o mesmo regulamento, a série pretende criar uma plataforma igual para os jovens pilotos em todo o mundo e aumentar as suas capacidades e oportunidades na Estrada para o MotoGP. 

A FIM MiniGP World Series incluirá corridas organizadas por uma ou mais FMNs em todo o mundo que se inscrevem para fazer parte da nova iniciativa, com cada competição da Série a aderir ao mesmo conjunto de regulamentos desportivos e técnicos para normalizar a competição.

As MiniGP Cups ou competições que desejem ser incluídas no âmbito da nova Série e assim ganhar o estatuto de Road to MotoGP podem ser de natureza nacional ou representar uma área geográfica maior a nível regional ou continental.

As corridas devem realizar-se em circuitos de karting que cumpram os padrões mínimos estabelecidos pela FIM ou pela federação nacional em questão, que também decidirá sobre o comprimento mínimo do circuito.

Os pilotos devem ter entre 10 e 14 anos, competindo em máquinas Ohvale GP-0 160 idênticas.

O fornecedor oficial de pneus para todos os FIM MiniGP World Series será a Pirelli, com uma atribuição padrão de pneus dada por evento.

No calendário deve ser incluído um mínimo de quatro provas, com um mínimo de oito corridas, com um número mínimo de 15 pilotos permanentes em cada competição.

O primeiro evento deverá realizar-se até Julho de 2021, e o evento final da temporada deverá realizar-se o mais tardar no dia 17 de Outubro. No final da temporada, os principais concorrentes terão algumas oportunidades incríveis.

O campeão nacional, regional ou continental da MiniGP terá a oportunidade de participar numa Final do Mundial, que terá lugar durante a semana que antecede o último evento de MotoGP da temporada.

O vencedor da Final do Mundo, sujeito à idade e localização/nacionalidade, garantirá um lugar num dos programas de Road To MotoGP no próximo degrau da sua carreira.

Os melhores pilotos de cada taça nacional, regional ou continental do MiniGP também terão, dependendo da sua idade e localização, acesso direto à seleção Idemitsu Asia Talent Cup ou a disponibilidade de entrada na Honda British Talent Cup, Northern Talent Cup ou European Talent Cup.

Jorge Viegas, Presidente da FIM: “A FIM MiniGP World Series é o primeiro passo para todos os jovens no seu caminho para alcançar o seu sonho e chegar ao Mundial de MotoGP! Este é o ponto de partida que faltava no ‘Road to MotoGP’ que permitirá a todos os pilotos talentosos subir ao ‘pódio’, com um orçamento extremamente baixo. Além disso, esta iniciativa FIM/Dorna coloca as Federações Nacionais na vanguarda do sistema, pois cabe-lhes organizar plenamente a série nacional e escolher o melhor de cada país, que estará presente na Final Mundial em Valência. A Dorna e a FIM estão a trabalhar neste projeto há já alguns anos; está agora a tornar-se uma realidade e gostaria de agradecer à nossa Promotora e dar um incentivo adicional a todas as nossas federações filiadas.”

Valerio da Lio, CEO da Ohvale: “É um sonho que se torna realidade! Estamos muito orgulhosos de fazer parte do projeto da FIM MiniGP World Series. Este é um passo importante no crescimento do motociclismo a nível internacional. Agradecemos à FIM e à Dorna por terem escolhido a Ohvale para a nova MiniGP World Series.”

Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports: “O Caminho para o MotoGP é muito importante para nós e estou muito orgulhoso de ver outra iniciativa adicionada ao nosso portfólio de promoção de talentos, em parceria com a FIM. A FIM MiniGP World Series desempenhará um papel importante na normalização da competição para jovens pilotos em todo o mundo, ajudando o seu talento a brilhar em condições de igualdade e criando mais oportunidades do que nunca. Estamos encantados por colaborar neste novo projeto e vê-lo tornar-se realidade, e mal podemos esperar para ver o talento que emerge da Série no futuro. A FIM MiniGP World Series é o passo perfeito para os jovens pilotos que estão apenas a começar o seu Caminho para o MotoGP e que não só nos vão ajudar a descobrir o talento do futuro no MotoGP, como também aumentar a amplitude da base de fãs do MotoGP e o número de jovens atletas que se iniciam no motociclismo.”

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x