MotoGP, 2021, Valência, TL3: Aleix Espargaro o mais rápido, Rossi no Q2
O piloto da Aprilia Aleix Espargaró assinou o melhor tempo no TL3 do GP de Valência. Valentino Rossi recebeu aplausos no seu último fim-de-semana de MotoGP, com passagem direta ao Q2 e Oliveira terminou na penúltima posição.
Com céu limpo, 16 graus de temperatura ambiente e 14 graus no asfalto, Andrea Dovizioso foi um dos primeiros pilotos a ir para o circuito e subir ao topo dos tempos, logo seguido por Aleix Esparagaro. No entanto, o melhor tempo combinado na posse de Jack Miller (1’30,927) manteria-se intocável durante muito tempo. A 26 minutos do final, Bagnaia fazia a primeira tentativa para subir nos tempos, mas sem resultado visível. Aleix Esparagaro era nesta altura o mais rápido em pista com a Aprilia, logo seguido pelas Honda do seu irmão Pol Espargaro e de Tatsuki Nakagami. Oliveira era 17º, sem melhorias na tabela e Fabio Quartararo rodava pouco, continuando fora do top 10.
Drama a 12 minutos do final. Pol Espargaro que tinha saído da box e ainda com os pneus frios acaba por não conseguir evitar um highside na entrada para a Curva 3. O espanhol é levado de maca, queixa-se de dores e a Honda fica literalmente destruída. A 10 minutos do final Mir lidera provisoriamente, seguido por Miller, Pol e Aleix; Bagnaia era 7º e Quartararo 8º. Mir só assumiu a liderança por um curto período com uma volta de 1’ 30,876 minutos, porque Miller estabeleceu o novo tempo alvo com 1’ 30,547 minutos, pouco menos de dez minutos antes do final. Bagnaia ficou em segundo, mas o italiano separou-se 0,283 segundos de seu companheiro de equipe australiano. Valentino Rossi deu um grande passo em frente com 1’31.460 min, mas o top 10 permaneceu fora de alcance.
Nakagami e Morbidelli seguiram o exemplo e Martin também abriu caminho para os cinco primeiros. E Rossi subiu atrás do seu protegido Bagnaia para o sétimo lugar provisório! Mesmo que muitas perseguições de tempo se seguissem, foi o suficiente no final para o colocar diretamente no Q2. Aleix Espargaró garantiu o melhor tempo na finalização com 1’30,529 min, enquanto Iker Lecuona caiu no último minuto na curva 2. Miguel Oliveira terminou em 20º, apenas com Enea Bastianini e Pol Espargaro.
Mais informações sobre o estado de Pol Eparagaro daremos logo que possível, mas sabemos que foi transportado para o centro médico de Valência, queixando-se de fortes dores no torax e na mão, de acordo com o chefe da equipa médica do circuito.
Alguma coisa se passa com o Miguel!! Que as KTM estão muito longe da boa forma, já sabemos, agora ele ser frequentemente o pior delas, é que não estávamos habituados. Será por estar receoso de novas quedas, por estar para ser pai, ou será por ter andado na instrução para tirar a carta com um daqueles instrutores que ensinam tudo ao contrário? 😁🤣
Ah! É verdade, ainda não vi o TL3, mas se for como de costume, é o único que não apanha boleias e isso representa muitas décimas perdidas