MotoGP, 2021, Valência – TL1: Lecuona no topo, Oliveira 3º
Depois de Iker Lecuona se estabelecer no topo da tabela nos últimos minutos, Miguel Oliveira pareceu como peixe na água nos derradeiros instantes do primeiro treino livre para estabelecer o terceiro tempo no piso alagado do circuito Ricardo Tormo. Grande perfomance do português da Red Bull KTM.
Pecco Bagnaia esteve entre o melhor e o pior. Foi um dos primeiros a liderar os tempos no circuito de Cheste, seguido de perto por Miguel Oliveira e Jack Miller, mas foi também um dos primeiros pilotos a cair no TL1. E ainda faltavam 30 minutos para o final da sessão. Num circuito totalmente molhado, Oliveira estava muito rápido, tal como Jack Miller que discutiu com o português o segundo tempo. Pouco depois, o piloto de Almada descia a terceiro, na frente de Lecuona, Rins e Petrucci.
A 10 minutos do final da sessão, prevalecia no topo da tabela de tempos o registo de 1’41,244 de Pecco Bagnaia, logo seguido por Miller e Oliveira. Pouco depois, baixando em 4 centésimos o tempo de Bagnaia nos dois primeiros sectores, o português esteve quase a ficar líder mas perder demasiado tempo na última parte do circuito, mantendo o terceiro lugar. Miller foi mais feliz na sua volta lançada que lhe daria a liderança com 1’40,724, mas o australiano abusaria da sorte, porque na tentativa de bater o seu próprio tempo viria a cair.
Caia também mas na tabela de tempos Miguel Oliveira, primeiro desalojado do terceiro lugar por Jorge Martin, e depois a perder mais posições com Franco Morbidelli a subir para segundo. Oliveira em sexto, também não tardou em perder essa posição para Johann Zarco. É nesta altura que Iker Lecuona decide arriscar tudo e sobe ao topo dos tempos com uma volta de 1’40,569. Zarco também apertava o punho da Pramac Ducati para subir a terceiro atrás de Lecuona e Miller. Miguel Oliveira ocupava o nono lugar, mas aproveitou os últimos instantes para recuperar o terceiro lugar.