MotoGP, 2021, Sachsenring: Os nossos prognósticos
Devido à proximidade do Grande Prémio da Holanda em Assen, já este fim-de-semana, vamos resumir neste único artigo os desempenhos dos pilotos no passado Grande Prémio da Alemanha no Sachsenring e compará-los com a nossa previsão
Foi um Grande Prémio excecionalmente difícil de prever: as Ducati, que supostamente não funcionariam, afinal até não funcionaram assim tão mal, e as Yamaha que supostamente dominariam, não dominaram nada!
Depois, uma série de quedas imprevisíveis estragaram muitos dos prognósticos: Petrucci estava em linha para o nosso previsto Top 10 até ser abalroado por Alex Márquez, que prevemos poderia entrar no Top 10 também mas caiu, tal como Savadori.
Quanto às Yamaha, Viñales e Morbidelli foram uma desgraça e até Quartararo teve dificuldades para salvar um pódio, mas mesmo assim estamos entre a nossa média, com sete certos:
Acertamos com Quartararo a ficar no pódio, embora o tivéssemos dado como provável vencedor, acertámos exatamente no quinto de Bagnaia, no segundo de Oliveira e no sétimo de Aleix Espargaró.
Quase que acertámos quando prevemos 13º para Martin, que na realidade foi 12º e também no 12º de Rossi, que na realidade foi 14º.
Com Lecuona, não estivemos muito longe, prevendo que seria 14º quando foi 17º… mas depois, errámos redondamente com Márquez, que prevemos nos primeiros sete, pensando perfeitamente que lideraria mas se cansaria a 3 ou 4 voltas do final… em vez disso, aumentou o ritmo para o que já está a ser considerado uma das suas vitórias mais extraordinárias… ou seja, prevemos que seria forte no Sachsenring, mas nunca tão forte.
Mir e Rins da Suzuki desiludiram, pois prevemos pelo menos um top cinco para o campeão, que após uma excursão na gravilha acabou apenas 9º e outro top cinco para o seu colega de equipa Rins, que ficou em 11º.
Zarco não esteve no seu melhor, prevemos pelo menos top 4 e acabou em 8º. Miller, pensámos, poderia chegar a terceiro e acabou em 6º…
OK, nem sempre se pode acertar… vamos ver se para a Holanda teremos mais rigor nas nossas previsões, que a partir de agora, em vez de “Grelha à Lupa”, se vão chamar “Prognóstico” seguido do nome do piloto…
Atenção ao português por favor: “Zarco não esteve no seu melhor, prevemos pelo menos top 4 e acabou em 8º.” Não é prevemos (Presente do Indicativo), mas sim previmos (Pretérito Perfeito do Indicativo). O texto está cheio destes erros. É triste que pessoas que têm cursos de Jornalismo (terão?) escrevam com tantos erros. Não há uma única notícia que não tenha erros. Muitas destas notícias parecem copiadas de ( maus) textos brasileiros. Um pouco de ética e já agora, de vergonha. “Petrucci estava em linha para o nosso previsto Top 10 até ser abalroado por Alex Márquez, que prevemos poderia entrar no Top 10 também mas caiu, tal como Savadori.” (previmos) “Acertamos com Quartararo a ficar no pódio,…” (Acertámos) “Quase que acertámos quando prevemos 13º para Martin,…” (previmos) “… mas depois, errámos redondamente com Márquez, que prevemos nos primeiros sete, “…(previmos) … “ou seja, prevemos que seria forte no Sachsenring, mas nunca tão forte.…” (previmos) “Mir e Rins da Suzuki desiludiram, pois prevemos pelo menos um top cinco para o campeão…”,(previmos). Como diz o final do texto “Ok, nem sempre se pode acertar…” Mas eu faço desde já um Prognóstico: a continuar a escrever assim, se for jornalista, não vai longe se tiver um redactor-chefe que se preze. Ou não acham que isto é vergonhoso? Existe no Google um conjugador de verbos; quando tiver dúvidas é fácil de consultar. O problema é quando não se sabe que temos dúvidas.
Obrigado pela correção… só vejo UM erro, só que é repetido, naturalmente, muitas vezes. Calculo que se lhe acontecer ver um programa da SIC ou TVI deve quase ter um ataque cardíaco, não? Do previmos não me vou esquecer! Mais uma vez, obrigado