Então, foi Jeremy McWilliams na Austrália, agora foi Aleix Espargaró na Alemanha…
O fim-de-semana elétrico de ação no Grande Prémio da Alemanha Liqui Moly está a atingir o seu clímax, depois de um sábado titânico incluir uma das sessões de qualificação mais dramáticas do ano, mas há muito mais a comentar.
1. Johann Zarco qualificou-se na pole pela sexta vez em MotoGP e pela 25ª vez na sua carreira em Grande Prémio. Esta é a primeira pole de Zarco desde o GP checo do ano passado e a segunda pole de um francês na classe rainha no Sachsenring, juntamente com Olivier Jacque em 2002 (numa Yamaha de dois tempos, a última pole das dois tempos na classe rainha).
2. Com Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) no Qatar, Jorge Martin (Pramac Racing) em Doha e agora Johann Zarco na Alemanha, esta é a primeira vez que há três pilotos diferentes da Ducati que fizeram pelo menos uma pole na mesma época de MotoGP desde 2018 (então com Andrea Dovizioso, Jorge Lorenzo e Jack Miller).
3. Na pole nas últimas 5 corridas, Fabio Quartararo qualificou-se em segundo lugar para a sua 29ª partida na primeira fila naquela que é a sua 41ª corrida no MotoGP. Sobre as suas 28 partidas anteriores da primeira linha, ele terminou no pódio 13 vezes (incluindo cinco das seis vitórias da sua classe rainha até agora).
4. Com Johann Zarco e Fabio Quartararo (Yamaha Monster Energy), este é apenas o segundo 1-2 francês numa qualificação da categoria rainha juntamente com Brno no ano passado com os mesmos pilotos (desde 1974, quando a pole position começou a ser oficialmente registada).
5. Aleix Espargaró qualificou-se em terceiro para a primeira linha da frente da Aprilia desde que Jeremy McWilliams ficou na pole no GP da Austrália de 2000, e portanto a melhor qualificação da fábrica na era de MotoGP. É também a melhor qualificação de Aleix Espargaró desde que ficou em segundo no TT holandês de 2015 (na altura, montando uma Suzuki).
6. Com Marc Márquez (Honda Repsol Team) em quinto lugar como o melhor piloto Honda, esta é a primeira vez que não há nenhum piloto Honda na primeira fila em MotoGP no Sachsenring desde 2009.
7. Vencedor do GP da Catalunha, Miguel Oliveira (KTM Red Bull Factory Racing) qualificou-se em sexto, sendo este a segunda ocasião sucessiva que parte das duas filas da frente. Além disso, este é o melhor resultado de qualificação para a KTM em MotoGP, no Sachsenring.
8. Jorge Martin, em sétimo, é o melhor rookie na sua melhor qualificação desde que se classificou para a pole em Doha no início deste ano.
9. O campeão reinante Joan Mir (Suzuki Ecstar) qualificou-se em 17º, o que é a sua pior qualificação da época até agora.
10. Depois de não conseguir juntar-se à Q2, Maverick Viñales (Yamaha Monster Energy) qualificou-se em 21º lugar, o seu pior resultado de qualificação desde que chegou à MotoGP em 2015. Ainda por cima, acabou no pódio nas duas últimas corridas de MotoGP realizadas no Sachsenring.