MotoGP, 2021: Rins pensou que a saída de Brivio era uma piada
A decisão do Team Manager da Suzuki de sair da equipa caiu como uma bomba e o piloto espanhol nem acreditou de início
Alex Rins, vencedor em MotoGP, admite que inicialmente pensou que a saída do chefe da equipa, Davide Brivio, de Suzuki “era uma piada” quando o italiano lhe falou da sua decisão.
A Suzuki confirmou na semana passada que o ex-manager da equipa, Brivio, deixaria o fabricante japonês, cuja equipa liderou nos últimos oito anos.
Isto aconteceu dias depois da Motorsport ter revelado que Brivio deixaria a Suzuki para assumir o cargo de CEO da nova equipa Alpine Fórmula 1 em 2021, a anterior Renault.
Brivio levou Rins à Suzuki em 2017, com o espanhol a vencer três corridas desde então e a ajudar a marca a chegar ao título de equipas na época passada.
Rins revelou que descobriu a saída de Brivio um dia antes da comunicação oficial, e admite que tudo o apanhou de surpresa.
“Para ser honesto, ouvi a notícia de chofre e mal suspeitava”, disse Rins sobre a saída de Brivio.
“No início pensei que era uma piada, mas quando vi que era verdade fiquei muito surpreendido. O Davide fez um trabalho incrível para a Suzuki e agora começa uma nova aventura. Tivemos e temos uma relação muito boa. A verdade é que estou super-grato por tudo o que ele fez ao longo dos anos e por me ter dado a oportunidade em 2017 depois de um ano difícil em Moto2 com muitas lesões, e continuar a confiar em mim.”
Acredita-se agora que a Suzuki não procurará um substituto para Brivio em 2021, optando antes por uma reestruturação interna para partilhar as antigas responsabilidades de Brivio.
O impacto de Brivio na Suzuki tem sido imenso, mas Rins, que tem continuado a treinar com algumas saídas em MX, não prevê que a sua saída tenha um impacto dramático na “harmonia” da equipa.
“O que pode afetar ou não, não sei”, disse.
“Mas é claro que haverá um vazio, no lugar que o Davide ocupou. Certamente terá um efeito, mas não negativo. A harmonia com a equipa é incrível e foi uma coidsa que, em parte, ele também conseguiu. Vai mudar porque essa figura de Davide não vai estar lá, mas não muito.”