MotoGP, 2021 – Quartararo: “Portimão mostrará o potencial da Yamaha”

Por a 11 Abril 2021 22:10

Fabio Quartararo acredita que a prova de MotoGP de Portimão do próximo fim de semana, será um verdadeiro indicador do progresso feito com a Yamaha Factory-Spec 2021.

A Yamaha teve um começo de época altamente promissor, não apenas por causa dos triunfos dos seus pilotos de fábrica Maverick Vinales e Fabio Quartararo, mas da maneira como venceram. Ou seja, a M1 Spec 2021 parece definitivamente melhor, apesar do déficit na velocidade máxima para as Ducati.

Na corrida de Doha, Quartararo subiu do nono lugar a primeiro na segunda corrida, tudo apontando para uma clara melhoria na Yamaha de 2021 que parece entregar uma aderência consistente, tanto na distância de corrida quanto em condições difíceis de pista e clima.

O francês sofreu problemas com os pneus traseiros na semana anterior, o que o deixou em quinto lugar, mas diz: “Pilotei como um novato, jogando pouco com os mapas do motor e sem conseguir controlar o pneu traseiro. Fiquei três dias no hotel a pensar por que não usei o cérebro enquanto conduzia.”

As sessões quentes da tarde, noites mais frias e ventos fortes frequentes e poeira também proporcionaram uma gama de condições diferentes de aderência, mas Quartararo – que venceu as duas corridas na abertura da temporada de Jerez do ano passado – está ansioso por chegar a Portimão do próximo fim de semana para tirar maiores ilações da sua moto. Há um ano atrás, ainda com a Petronas Yamaha SRT Spec1 Quartararo foi quinto na qualificação e terminou a corrida de Portimão num modesto 14º lugar, muito longe do vencedor Miguel Oliveira, e até de Franco Morbidelli, segundo classificado na prova portuguesa. 

“Veremos na próxima semana em Portimão, que foi uma das pistas mais difíceis para nós. Será um momento importante para confirmarmos o potencial da nossa moto.De momento, o que posso dizer é que nas ultrapassagens a moto está muito melhor do que no ano passado, porque sinto o limite e sei onde está o limite. Sinto bastante mais confiança a passar outro piloto, pois sei que posso fazer uma travagem forte e manter a mesma sem problemas de aderência. Mas… vamos ver.”

Quartararo e o companheiro de equipa, Maverick Viñales estão atualmente empatados no segundo segundo lugar do campeonato do mundo, quatro pontos atrás de Johann Zarco na Pramac Ducati.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x