Não foram a marca em destaque em Losail, mas mesmo assim as Suzuki falharam o pódio por pouco
As condições mais frias e ventosas do dia da corrida definiu a combinação de pneus macios como a escolha geral.
Desde a nona e décima posição na grelha, os pilotos da Suzuki Ecstar tiveram uma boa partida e conseguiram andar bem as primeiras voltas. Na terceira volta já estavam a trabalhar em ganhar lugares.
Na nona volta da corrida, Alex Rins tinha trabalhado até ao grupo de pilotos da frente, e pouco depois tinha subido para uma posição no Top 5.
Ao mesmo tempo, Joan Mir estava num ritmo forte atrás do seu companheiro de equipa. A seis voltas do fim, a dupla da Suzuki estavam ambos no pódio graças ao seu trabalho árduo, consistência e determinação.
Rins começou a sentir algum desgaste dos pneus depois de forçar nas primeiras voltas, mas conseguiu segurar um sólido sexto lugar.
Mir conseguiu passar para a terceira posição na volta 20, antes de rapidamente chegar a um grande segundo na última volta.
Apesar de tentar entrar numa trajectória larga para manter a velocidade em curva, baixou para quarto à bandeira.
Shinichi Sahara – Team Leader e Project Manager disse:
“Os nossos pilotos partiram do nono e décimo lugar da grelha, mas ainda lutaram pelo pódio, e estiveram muito perto de o conseguir. Joan conseguiu poupar um pouco melhor o pneu, e ficou em segundo, mas perdeu para as duas Ducati na reta, talvez porque a sua linha fora da última curva foi um pouco larga. Alex também teve um ritmo muito bom, mas caiu um pouco na última parte da corrida porque perdeu alguma aderência. Mas estamos muito felizes e aprendemos muito hoje: vamos voltar ao pódio na próxima semana.”
Ken Kawauchi, Gestor Técnico, acrescentou:
“Pudemos confirmar mais uma vez que os nossos pilotos são capazes de lutar na frente. O Joan estava muito, muito perto do pódio, o Alex também a certa altura. Estou desapontado por eles, mas ao mesmo tempo estamos satisfeitos e felizes. Marcámos bons pontos nesta ronda inaugural e estamos ansiosos pelo próximo fim de semana.”