MotoGP, 2021, Portimão: Painéis digital usados a partir do GP de Portugal

Por a 16 Abril 2021 14:51

A Dorna vai instalar os painéis de bandeira digitais de alta tecnologia em todos os circuitos de MotoGP em 2021

A Dorna Sports anunciou um acordo com a EM Motorsport para fornecer o Mundial de MotoGP com 22 painéis de bandeira digitais e de alta tecnologia para serem utilizados a cada Grande Prémio.

A partir de 2022, será obrigatório que os circuitos que acolhem o MotoGP instalem painéis T1 ou T2, seguindo uma diretiva conjunta da FIM e da FIA, para aumentar a visibilidade e informação sobre as condições de pista para todos os concorrentes, de forma a aumentar a sua segurança em qualquer incidente, independentemente da disciplina.

A introdução dos painéis para o resto da temporada de MotoGP de 2021, antes de serem obrigatórios, permitirá que tanto os pilotos como cada circuito anfitrião se habituem à tecnologia antes desta entrar nos novos regulamentos.

Os 22 novos painéis de bandeira de alta tecnologia, que viajarão com o paddock de MotoGP durante todo o resto de 2021, vão estrear-se no Grande Prémio 888 de Portugal.

Os Painéis de Bandeira Digital Homologados proporcionam excelente visibilidade a altas velocidades em todas as condições meteorológicas, facilitando aos pilotos conhecer o estado do circuito durante as sessões e aumentam assim significativamente a segurança.

Em particular, a EM Motorsport testou os seus Painéis de Bandeira para garantir que, independentemente das condições meteorológicas ou de iluminação, podem ser vistos claramente utilizando uma luminosidade de 64.000 candelas por metro quadrado.

Foram os primeiros a ser homologados pela FIM e pela FIA.

O MotoGP utilizará uma combinação de painéis T1 e T2, com os T1 a serem utilizados em áreas de longo prazo e retas rápidas e os T2s a cobrir o resto do circuito.

Os painéis T1 são o principal produto da EM Motorsport, com painéis T2 a evoluir daqueles para oferecer a tecnologia de gama alta a todo o mercado do automobilismo.

T1 e T2 diferem em dimensões e desempenho para se adaptarem às diferentes necessidades do Campeonato e do circuito.

Os Painéis de Bandeira serão totalmente integrados no atual sistema de controlo de corridas do MotoGP, o que significa que os painéis serão controlados em primeiro lugar pelo Controlo de Corrida, permitindo-lhes alterar o estado de todo o circuito instantaneamente.

Cada painel tem uma consola que será operada por um comissário de pista para bandeiras amarelas localizados e incidentes do setor.

Os comissários terão formação completa sobre como usar os novos painéis antes de cada evento. As posições dos painéis em torno da pista serão determinadas pelo Safety Officer da MotoGP, garantindo que são colocados na linha de visão natural dos pilotos ao longo da volta.

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x