MotoGP, 2021, Portimão: Volta de Bagnaia eliminada deixa Quartararo na Pole, Oliveira cai e fica em 10º
Tudo mudou ao longo da Q2, com Quartararo a ver a sua pole esfumar-se e regressar de novo quando a volta recorde de Bagnaia foi cancelada
Com Marc Márquez a juntar-se aos furiosos da Q2 para a qualificação final, Quartararo saiu das marcas logo com uma volta rapidíssima que o colocou no comando.
Logo depois, Johann Zarco cairia no terceiro setor quando fazia um ataque ao tempo e seria Bagnaia a vir para segundo enquanto Márquez tirava uma pequena pausa para descansar o seu braço direito antes de se juntar à pista.
Toda a gente estava a tentar demais com Quartararo a ir à gravilha também, sem cair, e a mair parte dos pilotos na box a seis minutos do final, a Pole para Quartararo parecia cada vez mais provável.
Márquez deixou até aos últimos quatro minutos sair da box, lado a lado com Alex Rins, para a ataque final aos tempos quando Zarco regressava à pista com a sua segunda moto e a escolha universal de pneu parecia ser um dianteiro médio com um macio traseiro.
Quartararo carregou a dois minutos do final para baixar a fasquia para 1:38.862 e Oliveira saltou para quinto, com Miller também no ataque ao tempo que o levou a segundo, quando Marini saltava para quarto e Oliveira caia violentamente a um minuto do final.
Nos últimos segundos, Bagnaia vinha numa volta rapidíssima de 1:38.494 para fazer a pole, mas esta foi negada ao italiano enquanto Rins ainda saltou para terceiro à bandeira e Oliveira, claro, fora de pista, foi baixando para o 10º e vai arrancar da quarta fila ao lado de Viñales.