MotoGP 2021, Muito para ver no GP do Algarve
Já só faltam duas provas para terminar a temporada de 2021 do campeonato do mundo de MotoGP. E a próxima, e antepenúltima, decorre em solo português, de 5 a 7 de novembro, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.
E, apesar de o título de pilotos já estar entregue (Fabio Quartararo assegurou-o na última prova, em Misano), ainda há motivos de interesse de sobra para ver a corrida. Desde logo, porque ainda não estão entregues os títulos de construtores e de equipas.
A Ducati e Yamaha estão em discussão nessas duas lutas. No campeonato de construtores, a marca italiana tem uma vantagem de 12 pontos sobre a Yamaha. Já no campeonato de equipas, a história é diferente e é a Monster Energy Yamaha MotoGP que leva vantagem: 13 pontos sobre a Ducati Lenovo Team.
Outro ponto de interesse é a luta para determinar o Rookie do Ano, com um duelo particular entre Enea Bastianini (Avintia Esponsorama) e Jorge Martín (Pramac Racing). O italiano leva uma curta vantagem de apenas cinco pontos e qualquer um deles já esteve no pódio esta época, inclusivamente com Martín a já ter conseguido uma vitória este ano.
Por fim, e como a corrida se disputa em solo português, falta mencionar Miguel Oliveira. O piloto da KTM já venceu em Portimão, em 2020, e ocupa atualmente o décimo lugar do campeonato de pilotos. Já venceu uma prova esta época, na Catalunha, tem dois segundos lugares, em Itália e na Alemanha, e vem de um abandono na última corrida. Com o fator casa, Miguel Oliveira estará certamente motivado para conseguir um bom resultado.
Texto de Bernardo Figueiredo