MotoGP, 2021: KTM assina na MotoGP até 2026
A KTM Motorsports renovou o contrato com a Dorna por mais 5 anos e vai lutar por novos marcos na MotoGP
A KTM integrou a classe rainha do Mundial no início de 2017.
A marca já tinha ganho em 125cc e 250cc e no campeonato inaugural de Moto3 em 2012.
Desde aí, a KTM também arrecadou 14 vitórias de GP em Moto2 num período de três anos, graças aos atuais pilotos da KTM Red Bull Brad Binder e Miguel Oliveira.
Atualmente, a KTM é a única marca com uma presença que se estende das Copas de desenvolvimento de talentos como a Northern Talent Cup e a Red Bull Rookies Cup através das três divisões no Grande Prémio de Moto3, Moto2 e MotoGP.
Durante dois anos completos, quatro RC 16 têm vindo a pressionar para melhores resultados no MotoGP graças às equipas da KTM Factory Racing e KTM Tech3 Racing, ambas patrocinadas pela Red Bull.
A empresa conseguiu o seu primeiro pódio no MotoGP no final da campanha de 2018 e as suas primeiras vitórias em 2020 com dois pilotos diferentes, com a KTM RC16 a atingir rapidamente um nível máximo de desempenho.
No conjunto das classes de Grande Prémio, a KTM conta agora com 110 troféus de vencedores.
Ao terminar em 4º lugar na classificação de Construtores de MotoGP de 2020, o padrão foi definido para uma progressão adicional ao longo das próximas seis temporadas.
O MotoGP tem orgulho de ter a KTM como parceiro noutras séries importantes e disciplinas como o Rally, MX GP, Enduro e AMA Supercross e Motocross.
Pit Beirer, Diretor de Competição da KTM:
“Estou extremamente feliz por poder anunciar este novo contrato de cinco anos com a Dorna. Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer especialmente à Dorna e ao Sr. Carmelo Ezpeleta e a toda a sua equipa, porque já tivemos quatro grandes anos juntos e eles são um parceiro muito profissional neste importante desporto. Depois de apenas algumas temporadas, colocámos este projeto numa base muito sólida, pelo que este é um passo positivo para continuar o nosso MotoGP envolvimento até 2026.”
Hubert Trunkenpolz, membro da direção da KTM:
“Entrar no MotoGP foi uma grande jogada para um grande campeonato e sabíamos que as probabilidades estavam contra nós, mas a energia e as ideias e o desejo do nosso lado nunca foram uma dúvida. Em apenas quatro curtos anos, tornámo-nos parte do estabelecimento e empurrámos a cor laranja mais para cima na classificação. Orgulhamo-nos do perfil e do prestígio de não só estar no MotoGP mas ter um impacto a este nível. Podemos ver a influência do sucesso da MotoGP em todo o negócio, bem como o significado para a marca num palco global. Estamos muito felizes por continuarmos a fazer parte do paddock do MotoGP com a nossa estrutura atual e alguns projetos promissores pela frente.”