Aleix Espargaró fez a Aprilia o herói do TL1, liderando até aos últimos segundos, mas a carga final das KTM foi a surpresa, com primeiro Miguel em 4º e depois Binder à frente
Quartararo e Viñales fizeram a despesa das primeiras voltas do Treino Livre 1 de MotoGP com Morbidelli, e a seguir Aleix Espargaró e Morbidelli a mostrar-se também perto da frente.
A melhor Honda era Pol Espargaró e a seguir Bradl, mas isto muito no princípio do treino quando tudo estava por definir, com Oliveira apenas em 18º a vir à boxe.
Na parte de leão do treino Aleix Espargaró manteve a sua liderança, enquanto mais atrás Marc Márquez orçava o top 10 e Oliveira permanecia na garagem um longo período, decerto a conferenciar com a equipa sobre os melhores ajustes a fazer à sua KTM.
No último quarto de hora, Zarco subiu para terceiro e Brad Binder era a melhor KTM em 12º.
A 7 minutos do fim, Aleix melhorava a sua volta para 1:38.204 para continuar à frente, e Oliveira não subia de 20º, com as Suzuki também por fazer a sua marca, Alex Rins apenas 6º e Mir, com o seu regressado técnico Carchedi de novo a seu lado, 10 lugares mais atrás.
As Honda Repsol atacavam nos últimos 4 minutos, tentando tirar Nakagami em 6º da posição de melhor Honda, com Oliveira finalmente saltando para 8º na KTM Red Bull, e logo a seguir para 4º, um lugar mais em linha com os resultados pretendidos com vista à qualificação automática amanhã.
Savadori também carregou de repente para saltar para 12º, e nos últimos segundos, já com a bandeira de fora, Binder suplantou o tempo de Aleix Espargaró, com Oliveira em 7º a deixar duas KTM no Top 10 no final.