MotoGP, 2021: Honda fecha a porta a Dovizioso
A Honda parece ter posto fim ao rumor que do final da época passada mantém que Andrea Dovizioso teria a oportunidade de vestir um fato da Honda Repsol em substituição de Marc Márquez
Uma situação causada pela demorada convalescença de um Marc Márquez que ainda luta para recuperar da fratura do úmero já operada três vezes.
Mas entre a falta de entusiasmo sobre a ideia na boxe do oito-vezes Campeão do Mundo e as exigências do italiano por um projecto mais a longo prazo, a perspetiva tem-se esbatido, culminando nesta afirmação oficial dos japoneses…
Na Honda, à cabeça do projeto de MotoGP, está Tetsuhiro Hikita, o diretor do gabinete de gestão de corridas da Honda Racing, que está no comando do terreno, e Takehiro Koyasu, que gere o desenvolvimento da RC213V.
Quando estes dois se expressam, há que escutar, e eles fizeram-no recentemente num site japonês.
O tema é o balanço e as perspetivas do projeto Honda a este nível de competição de motociclismo, que inevitavelmente envolve considerações sobre Marc Márquez, a sua condição, e o plano implementado para continuar a aventura enquanto esperam pelo seu regresso. E as palavras dos japoneses são claras, especialmente para Andrea Dovizioso…
“Já que envolve o estado do corpo, não se pode dizer nada com certezas” disseram os executivos “mas o Marc está neste momento a trabalhar para voltar a estar a 100%, e teremos uma máquina sólida quando ele voltar. Estamos a preparar-nos. No caso improvável de não chegar a tempo, pediremos a Stefan Bradl que o substitua como fez no ano passado, mas também estamos a pensar em formas de reduzir o fardo de Stefan.”
O que é que isso quer dizer? “Talvez tenhamos de procurar um piloto que possa testar a MotoGP.”
Uma abordagem que fecha diplomaticamente a porta a Andrea Dovizioso que sempre declarou que não aceitaria essa missão.
Entretanto, Andrea Dovizioso publicou imagens nas redes sociais a caminho da Sardenha para treinar motocross… numa Yamaha, que pode não ter ajudado o seu caso!