MotoGP, 2021: Dorna, IRTA e as Equipas Independentes alargam parceria

Por a 12 Fevereiro 2021 17:00

Um novo acordo garante o futuro da relação vital entre Dorna, IRTA, a MotoGP e as Equipas Independentes por pelo menos mais 5 anos

Só em 2020, cinco fábricas e nove equipas subiram ao pódio da classe rainha das quais quatro foram Equipas Independentes

A Dorna Sports acaba de anunciar a assinatura de um novo acordo de cinco anos com as equipas independentes de IRTA na classe de MotoGP, que decorre de 2022 a 2026.

A IRTA, Associação Internacional de Equipas de Corridas de Velocidade, foi formada em 1986 e supostamente representa as equipas do Grande Prémio com uma voz no processo de tomada de decisão, garantindo que os seus interesses estão representados e protegidos.

Desde que a Dorna Sports se tornou detentora de direitos comerciais no Mundial de MotoGP em 1992, a IRTA tem sido uma parte vital cada vez maior no sucesso do MotoGP ao longo de quase 30 anos. Este é o sétimo acordo assinado entre a IRTA e a Dorna, e ambas as partes trabalham em conjunto para aumentar o apoio desportivo e financeiro com o objetivo de nivelar o campo de jogo.

O sucesso crescente das Equipas Independentes é a pedra angular dos níveis recorde de competição desfrutados pela modalidade na era moderna.

Houve nove vencedores incríveis em 2020 e a paridade na grelha está em níveis históricos, com equipas independentes agora em disputa regular pelos pódios e vitórias.

Este será o segundo acordo de cinco anos assinado entre a IRTA e as Equipas Independentes.

Duas Equipas Independentes tiveram uma vitória absoluta, entre elas tendo umas impressionantes oito das 14 vitórias da classe rainha em 2020.

Sete países diferentes estiveram representados entre os vencedores, os pódios e as pole positions na época passada, e um pouco de história foi feita com vitórias pela primeira vez na classe rainha para Portugal com Oliveira e a África do Sul com Binder.

A IRTA tem sido vital para esse sucesso, e a associação é também essencial para o sucesso continuado das classes de Moto2 e Moto3, que são partes intrínsecas do Campeonato do Mundo de MotoGP como competições por si só e como o caminho para a classe rainha.

Embora os acordos com as equipas das classes intermédias e leves sejam renovados anualmente, esta extensão de cinco anos reforça o futuro do Moto2 e Moto3, bem como o aumento do apoio financeiro para ambos.

O papel da IRTA estende-se também à logística e organização, garantindo que o paddock é o espaço mais seguro, limpo e eficiente para todos aqueles que trabalham dentro dele.

Este novo acordo entre a IRTA, as Equipas Independentes e a Dorna assegurará que esta colaboração multifacetada continue a crescer durante pelo menos mais cinco anos, uma vez que todas as partes trabalham para criar o melhor Campeonato do Mundo de MotoGP possível.

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x