MotoGP, 2021: Circuito de Barcelona-Catalunha: Obras na Curva 10 prontas e já alvo de críticas
No Circuito Espanhol de Barcelona-Catalunha, a conversão da curva 10 foi concluída como previsto, mas o traçado alterado já está a ser criticado pro alguns por remover uma área de forte travagem
Os operadores do Circuito de Barcelona-Catalunha publicaram fotos de como ficou a curva 10 convertida e resafaltada.
O traçado, que recebe o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 na pista às portas de Barcelona desde 1991, já foi adaptado várias vezes e a mais recente foi há dias quando as máquinas de construção rolaram no início deste ano.
Os gestores tinham anunciado uma zona de gravilha alargada para mais segurança e, acima de tudo, um regresso às raízes do traçado. O projeto, que foi desenvolvido em conjunto com a Associação Mundial de Desportos Motorizados (FIA) e a Federação Internacional de Motociclismo, foi agora concluído em tempo recorde.
A 1 de Fevereiro, a nova curva 10 foi negociada pela primeira vez por um dos Safety Cars do traçado.
Historicamente, a Curva 10, chamada “La Caixa”, um banco de Valência, era uma longa curva à esquerda em declive.
Após o acidente fatal do piloto Luis Salom em 2016, foram feitas alterações no percurso, e entre outras coisas o campeonato do mundo de motociclismo desviou-se na Curva 10 para a variante que tem sido usada pela Fórmula 1 desde 2004: uma curva à esquerda apertada e, portanto, mais lenta.
A Curva 10 é agora apresentada como um compromisso das duas soluções originais, mas ao eliminar uma área de travagens num traçado onde já de si as oportunidades de passar são escassas, já atraiu críticas…
- Tweet
-
- Pin It
-
MotoGP, Stefan Bradl: “Barcelona foi a minha última corrida”1 Dezembro 2024 13:18
-
MotoGP: Prima Pramac Racing, de campeões do mundo ao ponto zero em Barcelona22 Novembro 2024 09:54
-
MotoGP: Nova identidade de marca com novos logos em 202519 Novembro 2024 12:26