MotoGP, 2021, Catalunha – Oliveira: “Foi importante perceber no TL2 como os compostos duros se comportam”
Miguel Oliveira quer provar no domingo que o segundo lugar em Itália não aconteceu por por acaso. O 14º lugar hoje não o preocupa nem um pouco. Mais importante para ele foi perceber o comportamento dos pneus duros, já a pensar na corrida de domingo. Mas amanhã não será assim…
Miguel Oliveira apenas conseguiu o 14º tempo no primeiro dia de treinos do Grande Prémio da Catalunha, mas esse resultado não o parece abalar.
“Estou muito feliz com o primeiro dia, porque concluímos uma sessão da tarde muito boa”, afirmou o piloto de fábrica da Red Bull KTM. “Experimentámos diferentes compostos para pneus, e no final decidi não desperdiçar um novo pneu traseiro macio numa caça ao tempo, porque o pneu traseiro duro funcionou muito bem. Foi importante para mim descobrir neste TL2 como os compostos endurecidos se comportam aqui. Isso será importante no que diz respeito à corrida.”
Um aspecto que surpreendeu Miguel Oliveira foi o baixo nível de aderência. “Acho que a aderência aqui está um pouco pior do que no ano passado. Talvez haja muitos detritos de borracha dos carros no asfalto, o que cria aquela sensação gordurosa. A moto simplesmente não adere tão bem como de costume. Mas prefiro conduzir aqui com 25 graus do que com o tempo frio que tivemos aqui em setembro de 2020. Em qualquer caso, estou mais relaxado neste fim de semana do que em setembro.”
O que Oliveira acha do novo layout da Curva 10? “Essa é uma boa solução, voltou a ser uma boa curva. Eu não estava entusiasmado com a solução anterior, agora o piso parece fluido novamente. O novo asfalto lá é perfeito, revela uma boa aderência.”
Miguel Oliveira está convencido de que a KTM RC16 com o novo chassis e o novo combustível de corrida da ETS será também um pacote poderoso em Montmeló. E pretende provar isso nos próximos dois dias. “Como eu já disse, ainda não fizemos um ‘contra-ataque’. Mas a moto funciona bem e estou confortável sobre ela. Vai ser apertado estar entre os dez primeiros. Mas no TL3, pela manhã, o objetivo deve ser a passagem direta para o Q2. Cabe a nós encontrarmos os décimos necessários. “
Oliveira quer mostrar já a partir de amanhã que o 2º lugar em Itália não foi um acidente de percurso. “E porque deveria ser…” riu Miguel Oliveira. “O nosso objetivo é estar sempre na linha da frente. O nosso desporto não é uma ciência exata. Mas esperamos dar a resposta no domingo.”
- Tweet
-
- Pin It
-
Dakar 2025, Kevin Benavides: “Vou andar de forma inteligente para evitar lesões”21 Dezembro 2024 11:00
-
MotoGP, Aleix Espargaró (P5): “Despedir-me desta forma é incrível”17 Novembro 2024 18:27