MotoGP 2021, Bastianini e Martín na luta pelo título de Rookie do Ano
Quando faltam duas corridas para terminar a temporada de MotoGP, Enea Bastianini (Avintia Esponsorama) e Jorge Martín (Pramac Racing) estão separados por cinco pontos na luta pela distinção de rookie do ano. Depois da queda de Martín em Misano, o espanhol está cinco pontos atrás do italiano nessa luta particular.
Ambos têm sido bastante consistentes esta temporada. A segunda metade da época de Bastianini tem sido particularmente forte, com dois pódios e quatro top-6 consecutivos, desde Aragão a Emilia Romagna. Martín tem uma vitória e dois pódios, um deles na segunda corrida da temporada, em Doha. Até que o acidente em Portimão, que o viu a sofrer oito ossos partidos, obrigou-o a falhar quatro corridas e complicou-lhe o ano. Mas Martín recuperou bem, ganhou na Estíria e alcançou um pódio uma semana depois, na Áustria, mantendo as suas hipóteses bem vivas.
Se Martín for o Rookie do Ano, junta-se a Brad Binder, Marc Márquez, Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa como os únicos pilotos que ganharam uma corrida na sua época de estreia. Por outro lado, quer Bastianini, quer Martín, já estiveram no pódio esta época e quem ganhar a distinção junta-se a Binder, Fabio Quartararo, Johann Zarco, Marc Márquez, Bem Spies, Lorenzo, Pedrosa, Ruben Xaus, Nicky Hayden e Daijiro Kato como os Rookies do Ano que foram ao pódio durante a temporada.
Qualquer um deles fez uma época que faz com que mereçam a distinção. E depois de um ano tão consistente, a expetativa para 2022 fica elevada para ambos.
Texto de Bernardo Figueiredo