MotoGP, 2021, Áustria – TL3: Bagnaia o mais rápido, Oliveira fora do top 10
Na tabela de tempos combinados das três sessões, o francês Johann Zarco continua com o melhor tempo, 1’22.827… No TL3 desta manhã Pecco Bagnaia foi o mais rápido, registou a melhor volta em 1’22.874, provando o bom desempenho das motos italianas na Áustria. Miguel Oliveira não conseguiu o melhor acerto na KTM RC16, acabando fora dos dez primeiros.
Entrava-se nos últimos 25 minutos da terceira sessão de treinos livres e o tempo do TL1 de Johann Zarco (Pramac Racing Ducati) registado na manhã de sexta-feira (1’22.827) mantinha-se no topo dos tempos combinados. Aleix Espagaro seguia em frente com a Aprilia na Curva 4. Joan Mir mantinha-se como o segundo mais rápido com a Suzuki e Fabio Quartararo baixava algumas décimas ao seu tempo para subir a terceiro, mantendo-se à frente das Ducati do vencedor na Estíria, Jorge Martin e de Pecco Bagnaia.
Marc Marquez com o sétimo tempo era o melhor das Honda e Brad Binder (9º) tinha o tempo mais rápido das KTM.
A 22 minutos do final da sessão Miguel Oliveira entrava na box para mais algumas alterações na RC16 que continuava com um comportamento estranho na frente, especialmente no dianteiro da Michelin. O piloto luso era apenas 16º.
Na entrada para os últimos dez minutos o tempo de Zarco continuava sem ser batido, o líder do mundial Quartararo tinha subido a segundo, na frente da Aprilia de Espargaro, da Ducati de Bagnaia e da Suzuki de Mir. Marc Marquez depois de subir a sexto foi para a box para as derradeiras afinações na Honda, e no pit-lane mantinha-se ainda Oliveira, com a sua moto a ser preparada para os derradeiros minutos da sessão. Valentino Rossi era 14º com a Petronas Yamaha, numa altura em que o ar que se respira na equipa não é dos melhores – Cal Crutchlow em vigésimo (!) fechava a classificação.
Chegado o momento das decisões Baganaia sobe a segundo, Oliveira salta para 12º, Binder desce posições mas recupera o 9º posto e a bandeira de xadrez aproxima-se… Marc Marquez sobe a 4º atrás de Quartararo, Jorge Martin cai nos últimos segundos ao exagerar a inclinação na Curva 10 e termina em 13º, um lugar à frente de Miguel Oliveira, 14º. Mir que não evita uma saída na Curva 4 termina ainda assim 7º.
Mesmo no final, Bagnaia quase iguala o tempo de Zarco, mas ainda assim fica a poucas décimas do tempo do francês da Pramac.