A crise de resultados na Honda está na mente do antigo chefe da equipa Honda Livio Suppo, que diz que a Honda se perdeu
O antigo chefe de equipa do HRC Livio Suppo, pensa que o desenvolvimento tomou a direção errada em 2017.
Suppo conhece a situação, tendo também assumido o comando da Honda após um período em que só ganhou o título em 2006, em sete anos.
A Honda Racing Corporation passou por um período invulgar durante a ausência do lesionado Marc Márquez.
Sem o oito vezes campeão, não havia resultados, e só depois de Sachsenring é que a Honda Repsol regressou ao degrau superior do pódio com o espanhol. O colega Pol Espargaró também não se sai muito bem.
Em retrospetiva, Suppo diz:
“O nosso trabalho era obter bons resultados. Com Casey Stoner, Marc Márquez e a moto, saímo-nos muito bem. Além disso, tivemos o Dani Pedrosa que era rápido; Cal Crutchlow também ganhou algumas corridas. Penso que atingimos o objectivo. Ao fazer isso, tornámos a HRC novamente o que era”.
Suppo, entretanto, vê um regresso aos velhos tempos.
Apenas Marc Márquez parece ser capaz de lidar com a moto. A Honda RC213V não tem equilíbrio:
“Já em 2017 e 2018 Dani Pedrosa tinha problemas com a moto. Este foi um sinal de que o desenvolvimento só vai ao encontro de Marc. Também tive esta experiência na Ducati com Casey Stoner. Foi uma situação semelhante e eu sei muito bem que, quando o desenvolvimento deixa de ir na direção certa, até um campeão tem problemas”.
Márquez continua a lutar com a falta de aptidão física, mas não é só isso que preocupa o espanhol, diz Suppo: “Uma moto equilibrada teria sido uma vantagem para Marc. Ele aprendeu muito através do seu talento”.
A Honda entrou em pânico, diz Suppo: “Eles mudam muito. É normal quando se está habituado a dominar. Não foi diferente com a Ducati depois da partida de Valentino. Demorou anos”.
O recém-chegado Pol Espargaró, que esperava que a Honda conseguisse um estatuto de “equipa de concessão” antes da vitória de Márquez na Alemanha, também causou uma careta. Suppo comentou:
“Acho um ultraje. Penso que o fundador Soichiro Honda tê-lo-ia despedido por tal declaração. Mas diz muito sobre a situação, não é a primeira vez que ele diz algo estranho”.
No entanto, Suppo diz: “No futebol já teria havido mudanças de pessoal no topo do clube. Não agora, porque Marc ganhou, mas antes disso”.
Neste momento, Márquez está em décimo lugar na classificação do campeonato mundial, o que faz dele o melhor piloto Honda. Pol Espargaró tem menos nove pontos na sua contagem e está empatado em pontos com o piloto da Honda LCR Idemitsu Takaaki Nakagami, logo atrás de Márquez.